No último mês de janeiro, a Unión Libertaria Estudiantil y del Trabajo (ULET), afiliada a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT-IWA), realizou seu primeiro Congresso nacional com a participação de sindicatos de Hulia, Cundinamarca, e dando as boas-vindas de companheiros e companheiras de Cauca.
O propósito fundamental de nosso Congresso foi abordar as necessidades dos territórios, das comunidades e dos estudantes pertencentes a classe trabalhadora em nossa região. Buscamos discutir e planificar ações concretas para recuperar os direitos que foram usurpados pelo capital, pelo Estado e as elites políticas e econômicas do país.
Além disso, o Congresso nos brindou com a oportunidade de reafirmar a importância da organização da classe trabalhadora frente a uma realidade hostil. Nesse contexto, destacamos que os princípios do anarcossindicalismo em nossa região, junto com o internacionalismo que nos caracteriza, são ferramentas fundamentais para os e as trabalhadoras. Destacamos a necessidade de fortalecer a unidade como meio para alcançar triunfos no âmbito trabalhista e estudantil, especialmente as novas medidas governamentais. É crucial adotar um olhar crítico frente a esses cenários.
Por outro lado, queremos destacar que nos sindicatos federados a ULET-AIT encontraram um espaço para combater o capital. Embora reconheçamos que não há um mundo externo ao capitalismo, existe um mundo aqui e agora que resiste a desaparecer em cada um de nós. Apostamos na economia solidária e na política pública cooperativista com o objetivo de potencializar a capacidade de produzir educação comunitária.
Nosso Congresso Nacional representa um passo firme para a consolidação da luta pelos direitos da classe trabalhadora e estudantil. Reafirmamos nosso compromisso com a resistência ativa e a construção de alternativas que promovem a justiça social e a dignidade para todos e todas.
Por uma ULET-AIT combativa e solidária!
Por um anarcossindicalismo latino-americano que cresça do tamanho de nossos sonhos.
Sempre nos imaginamos em comunidade, mas a comunidade só surge quando nos imaginamos em comunhão.
UNIÓN LIBERTARIA ESTUDIANTIL E DEL TRABAJO -AIT
uletsindical.org
Tradução > 1984
agência de notícias anarquistas-ana
Vento nas árvores
As bolhas de sabão
Foram com as folhas.
Estrela Ruiz Leminski
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!