O Festival Cultive Resistência aconteceu durante os dias 29, 30 e 31 de março de 2024, no Espaço Semente Negra, em Peruíbe, no litoral Sul Paulista, na Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo. A ideia do evento é criar um espaço para a troca de ideias, para a construção de redes de apoio, para a divulgação sobre projetos atuais e futuros, para o aprendizado coletivo e para diversas práticas libertárias. A programação (para adultos e crianças) estava repleta de debates, oficinas, exposições, troca de sementes, sarau, apresentações musicais e performance teatral.
Aqui estamos divulgando alguns aspectos, do dia 30 de março, quando houve a participação do Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri (NELCA) no evento. Falamos sobre nossa atuação e, especialmente, sobre o nosso trabalho editorial, com uma maior ênfase a nossa última publicação que foi a reedição do livro “A Escravidão Moderna” de Liev Tolstói.
Ressaltamos os aspectos do autor que consideramos convergentes com o evento: a prática humanista, abstêmia, vegetariana e de compaixão aos animais. Reforçamos as ideias que Tolstói defendia em sua época e, que hoje em dia, podemos classificar como ecologia social: a crítica ao trabalho industrial, o caráter predatório (em diversos sentidos) do trabalho nas fábricas, a defesa do trabalho agrário e da vida no campo, em meio a natureza. Tolstói rejeitava o Estado, a Igreja, a propriedade privada, o militarismo, o nacionalismo e propunha uma nova organização social, com base no trabalho agrário, livremente associado.
Porém, a melhor parte foi o debate onde o público presente contribuiu com interessantes comentários, críticas e apontamentos, enriquecendo de diversas formas a atividade, com exemplos práticos de nosso cotidiano. Agradecemos profundamente a presença de todas as pessoas que foram para prestigiar, organizaram e construíram a atividade conosco.
“A escravidão dos homens é uma consequência das leis que foram estabelecidas pelos governos. Ora para libertar os homens há apenas um único meio: destruir os governos!“, Tolstói em ‘A Escravidão Moderna’ (1900).
Biblioteca Carlo Aldegheri
>> Para adquirir o livro “A Escravidão Moderna” de Liev Tolstói, escreva para nelca@riseup.net
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/02/06/peruibe-sp-festival-cultive-resistencia/
agência de notícias anarquistas-ana
por entre as vinhas,
ele abraça mais forte
e beija mais doce…
Rosa Clement
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!