Em 30 de dezembro, Klee Benally juntou-se aos ancestrais. Klee foi um anarquista diné, autor, músico, defensor da terra e organizador comunitário baseado nas terras ocupadas da chamada Flagstaff, Arizona. Ele era uma voz influente e poderosa que desafiava constantemente anarquistas da Ilha das Tartarugas a matar o colonizador em suas próprias cabeças e a incorporar uma análise anticolonial em suas estruturas políticas.
Esta entrevista foi realizada com Klee em 2019, como parte de Trouble #18: ACAB. Nela, ele discute as raízes coloniais da polícia nos chamados Estados Unidos e as experiências de perfilamento racial enfrentadas pelos povos indígenas que vivem nas cidades que pontilham a fronteira colonial entre os EUA e o México.
Aqueles que ainda não o fizeram devem conferir os escritos de Klee on-line, incluindo seu livro No Spiritual Surrender: Indigenous Anarchy in Defense of the Sacred, publicado em 2023 pela Detrius Books.
>> Assista o vídeo aqui (legendas em português):
https://kolektiva.media/w/ii2xj1LidMvTnNSyehWB2i
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
No campo florido
A borboleta encantada
Descobre segredos
Daniel Pereira da Silva Pisati
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…