[Chile] Solidaridad Obrera: Organização anarco-sindicalista inicia seu acordo federativo

Núcleos de trabalhadores e sindicatos de Ofícios Vários de diferentes partes da região chilena se reuniram na primeira reunião orgânica nacional do Solidaridad Obrera em Concepción, nos dias 29 e 30 de março, para trabalhar no estatuto que os regerá durante esse primeiro período federal.

Participaram da reunião membros de organizações da região metropolitana, Valparaíso, Ñuble e Biobío, que foram previamente coordenadas sob preceitos gerais delineados em uma declaração de princípios e como amigos da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), que reúne federações e confederações anarco-sindicalistas em todo o mundo.

Dessa forma, foram reafirmados os laços de camaradagem entre os participantes e discutidos os elementos centrais de sua ação coordenada: o objetivo revolucionário, as formas de ação, a estrutura organizacional, os procedimentos de filiação e as estratégias de tomada de decisão.

Entre os acordos, estão o resgate da ação direta, entendida como o exercício sindical sem mediadores (estatais, religiosos ou partidários) para tratar de conflitos e do bem-estar material e cultural das e dos associados; a coexistência de estratégias formais e informais (legais ou não) que ampliem o raio de ação e a disseminação de estratégias antiautoritárias no mundo do trabalho; e a intenção de abordar e solidarizar-se com as lutas territoriais que vão além das disputas Capital/Trabalho com perspectivas e ações inseridas no local de trabalho.

O texto do estatuto será redigido em comissão e resolvido em plenária por todas as seções antes de sua entrada em vigor, com o que será eleito o secretariado para assumir as determinações dele emanadas. Em seguida, ele será socializado pelos meios comuns do Solidaridad Obrera para que novos núcleos ou sindicatos possam se juntar a essa federação.

solidaridadobrera.cl

agência de notícias anarquistas-ana

Profundo silêncio.
Na escuridão da floresta
Dançam vaga-lumes.

Eusébio de Souza Sanguini

Leave a Reply