Nos próximos dias, vários eventos memoriais serão realizados em memória de Diego “Amador” Franco Cazorla e Antonio López Fanlo, as duas últimas pessoas a serem fuziladas pelo regime de Franco no País Basco.
Os atos ocorrerão em 12 de abril (sexta-feira) e 14 de abril (domingo), ambos em Donostia.
Em 21 de abril, serão 77 anos desde que Diego (“Amador”) Franco Cazorla e Antonio López Fanlo foram executados por um pelotão de fuzilamento em Donostia. Até onde se sabe hoje, eles são as duas últimas pessoas a serem fuziladas em Euskal Herriak, com todo o significado simbólico que isso implica. A CNT vem trabalhando no caso, e o sindicato decidiu realizar um ato cívico de homenagem aos dois companheiros e, por extensão, a todos os reprimidos pelo fascismo.
Nesta sexta-feira, 12 de abril, às 18 horas, sairemos da livraria Kaxilda, em Donostia, para uma visita guiada à Amara de 1936. Ela será conduzida por um companheiro que está liderando a iniciativa (Dinamita Tour). Às 18h30, haverá uma conferência na mesma livraria Kaxilda, falando sobre essas duas execuções e também sobre o tratamento que receberam das políticas públicas de memória histórica.
No domingo, 14 de abril, às 17h30, será realizado um ato cívico de homenagem aos companheiros no local onde foram fuzilados (atual Parque Salvador Allende), no bairro de Bidebieta (Donostia).
cnt-sindikatua.org
agência de notícias anarquistas-ana
Sentada no jardim
Vejo um bichinho.
Lá vem a joaninha
Tainá Gomes do Nascimento
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…