Por William Gillis
A maioria das pessoas radicalizadas nos últimos anos através da internet, não tem conhecimento algum sobre com o que se parece séria repressão estatal, e essa falta de preparo me assusta pra valer.
Batidas da SWAT, sequestros, estupros, locais clandestinos de tortura, execuções falsas… aqueles entre nós, anarquistas da época das lutas anti-globalização experienciamos um vasto repertório de repressão estatal. As traumáticas histórias de nossos amigos construiu um conhecimento tático que não tem sido transmitido na sua totalidade para as gerações advindas da internet.
Não tenha dúvida, é sempre uma questão de tempo. As batidas virão.
Execuções de mandatos para batidas domésticas normalmente acontecem nas primeiras horas da manhã, quase sempre envolvem rifles de assalto apontados e granadas flashbang. Um movimento favorito é capturar ativistas vestindo apenas a roupa de baixo ou nada, amarrar seus braços e pernas, e os deixar horas no frio.
Deveria estar implícito, mas obviamente quando policiais invadem casas de famílias eles não contém sua brutalidade quando encontram crianças pequenas. Jogando spray de pimenta em crianças na frente de seus pais imobilizados, jogando-os de rosto no concreto, etc.
Um truque recorrente que os policiais adoram, é arrebentar a porta com o time da SWAT e então imediatamente ameaçar todos os residentes com prisão se continuarem vivendo em uma residência insegura, que não está dentro das normas municipais (pois a porta está quebrada).
Os policiais são honestamente fantásticos em encontrar maneiras estranhas de abusar de supostas limitações. Então, por exemplo, se eles só podem te deter sem acusações durante dois dias comerciais, eles vão invadir sua casa na sexta-feira à noite, e quando te soltam na Quarta prontamente te prenderão novamente sem acusação alguma.
Batidas são primariamente punitivas, então qualquer coisa facilmente quebrável na sua casa será quebrada. Também espere cada dispositivo eletrônico e peça de roupa sua ser levado como “evidência” e apreendida por anos.
Nos tempos atuais de policiais que trabalham lado a lado com gangues de rua fascistas, tipicamente vão ativamente propagandear as prisões de pessoas de esquerda ou anarquistas e espalhar a informação; tipicamente seguidas de ataques de fascistas à casa. Janelas quebradas, animais de estimação alvejados, etc. Na Hungria a polícia fazia batidas *junto* com os neonazistas, explicitamente prometendo a jovens punks que se eles continuassem no país, seriam assassinados.
Lembre-se é claro, que a polícia prisões da polícia geralmente não tem nada a ver com qualquer tipo de comportamento criminoso. Não é incomum que eles te deixem livre, depois que eles destruírem a sua casa, te sequestrando e torturando por que eles se recusam a apresentar qualquer acusação (já que não existe acusação nenhuma).
Outra opção, é registrar absolutamente cada mínima coisa que eles conseguem imaginar para usar contra você e te apavorar. Por exemplo, meu amigo Pax foi acusado de 72 delitos (cada um dos vandalismos que aconteceram com um banco específico, num intervalo de dois anos e em três estados diferentes) … que acabaram se tornando uma acusação de contravenção.
Não se surpreenda quando a polícia violar seus direitos de maneira agressiva e mesmo pública; isso é calculado. Departamentos de polícia tem valores imensos de seguro guardados justamente pra conseguir te pagar de volta, muitas vezes anos depois.
Por exemplo, o FBI usou uma bomba caseira como justificativa para julgar e assassinar o quadro da IWW, Judi Bari em 1990. Anos depois, sua família ganhou várias causas, mas ele já estava morto. A polícia de Oakland ou o FBI não encararam nenhuma consequência negativa exceto a perda de um pouco de dinheiro, eles *esperam* esse tipo de resultado.
Nós podemos, é claro, voltar mais para trás, até o bombardeio ao movimento MOVE quando a polícia lançou uma bomba de um helicóptero e destruiu um bloco inteiro de residências para atingir um grupo. Ou os inúmeros assassinatos de estudantes/ativistas na mesma época.
É importante notar que esses atos extremos de execução de ativistas pela polícia ainda vivem na memória (não apenas dos sobreviventes) mas também dos executores. O ex-Chefe de Polícia de Portland Mark Kroeker, nos anos 1970 deu ordens para p esquadrão tático marchar espancando/assassinando ativistas cantado “matar matar matar”… No começo dos anos 2000 ele foi nomeado Chefe da Polícia de Portland, para mais tarde treinar a polícia e militares de Israel e da Libéria em táticas repressivas, e mais tarde como chefe de segurança das Nações Unidas.
Nenhum dos policiais responsáveis pelos assassinatos/torturas e desaparecimentos do passado tiveram que encarar qualquer consequência, eles continuam aqui.
E os raríssimos casos de policiais demitidos de uma delegacia por crimes brutais, invariavelmente foram recontratados por outras delegacias.
Pense em todas as atrocidades cometidas pela polícia desde os anos 60, te parece um passado distante? Os perpetradores continuam usando farda. Eles são RESPEITADOS por seus atos.
Em Portland, Mark Kruger, o policial que foi pego literalmente fazendo um altar nazista em um parque, não só manteve sua farda, ele foi nomeado para comandar a força tarefa anti-gangues, que nitidamente evitava prejudicar as várias gangues de supremacistas brancos que controlam a maior parte de East PDX.
Ser anarquista é um caminho perigoso. O perigo desse compromisso não é tão evidente para as pessoas que se tornaram anarquistas através da internet. Mas um grupo aleatório entre vocês VAI ser alvo da polícia, provavelmente só por algo idiota como ter uma conta no twitter. E você precisa estar mentalmente preparado.
Eu me preocupo bastante que as pessoas, paranoicas e traumatizadas, entrem em pânico e tentem reagir em um vácuo de informação. A melhor maneira de evitar isso é fazer planos hoje, para quando as batidas vierem. Aqui estão alguns preparos muito simples, mas importantes que você pode considerar:
1) Tenha um USB criptografado escondido/enterrado fora da sua casa (você pode usar algo como keepass ou veracrypt dependendo do que precisar) para fazer backup de informações como senhas que você vai precisar uma vez que todos seus dispositivos eletrônicos forem destruídos ou apreendidos por anos como evidência.
2) Ative criptografia total de disco em todos seus dispositivos. Use senhas que sejam únicas e longas; como sete palavras escolhidas aleatoriamente no dicionário. Mantenha esses dispositivos desligados quando não estiverem ativamente em uso. Se forem apreendidos enquanto estão criptografados, serão inúteis para a polícia.
3) Escreva um documento resumindo o que você precisa que seja feito quando você estiver na prisão (por ex: alimentar seus gatos, fotos de todos eles pro caso da polícia deixá-los fugir e precisarem ser encontrados, como pagar seu aluguel, contatar seu trabalho, questões médicas, planos de defesa legal, etc.)
4) Faça planos pessoais com seus amigos de confiança, garanta um sofá onde dormir quando sua casa for destruída, etc. Entregue a eles documentos com planos e cópias de USBs. (Uma maneira de proteger um USB criptografado é dar partes diferentes da senha para diferentes amigos, assim eles precisam colaborar para descriptografá-lo no evento da sua prisão ou assassinato).
5) Essa também pode ser a hora de pedir para um amigo guardar certa quantidade de produtos básicos que você pode precisar depois da swat destruir todas as suas coisas ou levá-las como evidência (no caso deles serem capazes de pagar sua fiança), um par extra de roupas do seu tamanho, etc.
6) Você também pode enterrar volumes em áreas verdes para armazenar planos / necessidades básicas / USBs criptografados! Obviamente: Não leve seu celular ou outro aparelho com GPS quando estiver fazendo isso.
7) Se você tem todo dinheiro do mundo é válido manter um advogado de sobreaviso e uma boa quantia de dinheiro para pagar sua fiança (lembre-se de não deixá-lo em uma conta bancária que possa ser bloqueada ou local onde possa ser retido como evidência).
8) Faça planos avançados e concretos com seus amigos e outras pessoas radicais na região sobre (a) como lidar com quando os infiltrados finalmente forem expostos, (b) como coordenar a defesa legal de todos. Pois, caguetar os outros em delações? SÃO O PIOR NEGÓCIO.
Obviamente que em muitos casos você não pode se preparar para acusações específicas pois eles podem jogar qualquer bobagem aleatória contra você. “Conspiração criminosa para atravessar a rua fora da faixa de pedestres para promoção do terrorismo”. Mas isso é o suficiente para uma investigação RICO, júris, e casos que duram anos. Toda leva de batidas e invasões é sempre absurda e desconexa da realidade. Você vai descobrir que sua manicure e bibliotecários eram policiais infiltrados, seu ex se torna uma testemunha do estado, eles tem uma gravação sua fazendo piada sobre atravessar a rua fora da faixa de pedestre. Não se preocupe muito com os detalhes.
Você nem sempre pode se preparar para as especificidades, mas pode se preparar de modo geral. É importante ter em mente quais são as expectativas e medidas da comunidade. Não deveria ser uma surpresa descobrir que, por exemplo, “nós nunca falamos em júris” é uma regra da comunidade.
Finalmente; (mais específico para o contexto atual) espere que os policiais te doxem para que reacionários te executem. Eles vão postar sua foto, o endereço da sua casa, número de telefone, e você vai ganhar 100.000 boomers idiotas da Fox News te ligando e neonazistas dando tiros contra a sua casa.
A pior coisa que você pode fazer em uma crise é se paralisar, tratar cada novo acontecimento ou complicação como algo absurdamente imprevisível. Não perca seu tempo enunciando o que acabou de acontecer com seus amigos. Siga seus planos. Um bom plano pode salvar sua sanidade.
Fonte: https://c4ss.org/content/59526
agência de notícias anarquistas-ana
Ao fim da árdua trilha
A cidade e seu castelo –
Pipas incontáveis.
Tan Taigi
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!