O Primeiro de Maio deste ano será mais uma vez comemorado em grande estilo: nas ruas! Mais uma vez, desfrutaremos juntos de um dia que está indelevelmente ligado tanto à luta pela jornada de trabalho de oito horas quanto à continuidade do movimento anarquista tcheco. Mesmo quando parece que o mundo está indo descarga abaixo cada vez mais rápido, ainda temos muitos motivos para nos alegrar. Afinal de contas, “não temos o menor medo das ruínas”. Temos uns aos outros, e as crises dos últimos anos mostraram que podemos contar com nossa força coletiva.
Os exércitos imperialistas do ditador do Kremlin estão em ação na Ucrânia há mais de dois anos, mas continuamos a desenvolver projetos de solidariedade em apoio aos nossos amigos que decidiram resistir à invasão. Juntos, estamos conseguindo organizar apoio material em uma escala sem precedentes.
À medida que a crise climática, exacerbada pelo fracasso dos governos em confrontar os interesses do capital, continua a se agravar, o mesmo acontece com o movimento pela justiça climática, exigindo e trabalhando por um futuro sustentável e justo.
Ainda somos governados por um bando antissocial de ultraconservadores e tecnocratas que parecem ter a intenção de dar o maior número possível de votos ao projeto rival “ANO”, um oligarca solitário.
Tanto eles quanto suas pretensas alternativas de mercadores do medo nacionalistas de Okamura ou putinistas marrom-avermelhados não dão a mínima para as pessoas que estão desperdiçando os melhores anos de suas vidas em vários empregos ao mesmo tempo por causa de aluguéis extorsivos, ou para os idosos pobres e as mães solteiras, ou para os jovens, ou para os LGBT+, ou para qualquer pessoa que não seja os patrocinadores de seus partidos em geral.
Mas, apesar dessa atmosfera não tão positiva, estão surgindo cada vez mais espaços autônomos, projetos autogeridos e grupos ativos de pessoas maravilhosas que acreditam que um mundo melhor é possível. O movimento anarquista não está apenas vivo, mas podemos dizer com certeza que está crescendo, tanto em número quanto em qualidade. Nós não estamos parados, estamos avançando, aprendendo e promovendo as ideias de liberdade, justiça e igualdade todos os dias, de muitas maneiras diferentes. E o Primeiro de Maio é uma oportunidade para nos reunirmos, nos conectarmos, fazermos novos amigos e talvez até planejar algo grandioso.
Neste Primeiro de Maio, nos encontraremos às 13h30 para comemorações, alguns discursos e um piquenique na Ilha Střelecký, o local tradicional dos eventos nacionais do Primeiro de Maio. Em seguida, sairemos para um desfile colorido e barulhento pela cidade. Um rico programa musical nos espera na Ilha Štvanice – apresentaremos os artistas individuais em breve.
Estamos ansiosos para ver todos vocês!
akce.nolog.cz
Tradução > anarcademia
agência de notícias anarquistas-ana
é quase noitinha
o céu entorna no poente
um copo de vinho
Humberto del Maestro
Compartilhe:
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!