Em 24 de abril de 2024, algumas pessoas reuniram-se para uma concentração pelo 70º aniversário de Mumia Abu-Jamal em frente à Embaixada dos EUA em Berna.
Mumia Abu-Jamal passou 42 (!) anos de sua vida nas prisões dos EUA. O jornalista e ativista escreveu vários livros desde dentro das prisões e foram publicadas gravações de áudio e textos seus. Ele completou 70 anos em 24 de abril de 2024.
Este discurso foi lido no protesto:
Mumia Abu-Jamal nasceu em 24 de abril de 1954 na Filadélfia. Aos 14 anos, tornou-se Pantera Negra e fundou uma associação local, tornando-se seu porta-voz. A partir de então ele foi monitorado pelo FBI.
Como locutor de rádio, editor e jornalista, criticou o racismo em sua cidade natal. E simpatizou com a organização “MOVE”.
Em 9 de dezembro de 1981, Mumia foi preso pelo assassinato de um policial. Após 15 dias de julgamento, durante os quais ele foi excluído a maior parte do tempo, foi finalmente considerado culpado em julho de 1982 e condenado à morte. Ele passou 27 (!) anos em confinamento solitário. No início da sua detenção, foi proibido de falar ao telefone com os filhos e a esposa porque se recusou a cortar o cabelo.
Da prisão, Mumia escreveu 11 livros, numerosos textos e ensaios, e foram publicados postcasts e outras gravações de áudio dele.
Em dezembro de 2001, um Tribunal Distrital dos Estados Unidos, em Filadélfia, anulou a pena de morte imposta a Mumia – ao mesmo tempo, o pedido de novo julgamento foi rejeitado e – depois de longas idas e vindas nos vários níveis da indústria prisional dos EUA – ele foi condenado à prisão perpétua em 2011.
Numerosas provas e depoimentos de testemunhas foram ignorados e por isso Mumia Abu-Jamal está na prisão há 42 anos! Anos de inocência nas celas da escravidão moderna nos EUA.
A saúde de Mumia atualmente é debilitada. Após uma cirurgia de coração aberto em 2021, foram negadas a Mumia pela administração penitenciária as medidas de reabilitação cardíaca, dieta saudável e exercício físico de que necessitava. Devido à pressão de um movimento de solidariedade a Mumia que existe há anos, algumas condições foram estabelecidas e implementadas, como uma alimentação mais saudável e um pouco mais de exercício.
Apesar das doenças, do esgotamento e da idade, Mumia Abu-Jamal continua a fazer campanha contra o racismo, o capitalismo e o encarceramento em massa nos EUA. Para ele, sempre foi uma questão de visão geral. Ele ainda é a voz fundamental da resistência – a Voz dos Sem Voz! Existem atualmente quase 2 milhões de pessoas encarceradas nos Estados Unidos. Todas elas são cifras para uma indústria prisional em constante crescimento – locais de escravatura moderna.
Hoje, no seu aniversário, vamos comemorar o trabalho de sua vida e seu espírito de luta.
FELIZ ANIVERSÁRIO MUMIA E, MUITO MAIS IMPORTANTE: MUMIA LIVRE JÁ – LIBEREM TODOS!
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
brasa do tempo
acende quando passas
no pensamento
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!