Ataque às máquinas de perfuração Bauer e à infraestrutura extrativista! Solidariedade com a luta anticolonial dos Wet’suwet’en!
Em todo o mundo, inúmeras comunidades indígenas estão lutando contra projetos e infraestruturas extrativistas, como projetos de mineração, fraturamento hidráulico, desmatamento e oleodutos. No território ocupado pelo Estado canadense, por exemplo, um enorme projeto de gasoduto está sendo construído atualmente: o gasoduto Coastal GasLink, projetado para transportar gás extraído por fraturamento hidráulico. Esse projeto não só está destruindo regiões inteiras, como também está ameaçando o modo de vida dos indígenas Wet’suwet’en. O gasoduto será construído em seu território tribal e atravessará o rio Wedzin Kwa, que é essencial para o modo de vida dos Wet’suwet’en como fonte de água e peixes. Por esse motivo, os Wet’suwet há muito tempo resistem ferozmente a esse projeto e defendem suas terras. Sua resistência tem enfrentado forte repressão, mas também tem se beneficiado de muita solidariedade.
Queremos mostrar que a luta contra a colonização e, portanto, contra a industrialização e o extrativismo destrutivo, não conhece fronteiras. É por isso que atacamos uma empresa que está na vanguarda da destruição dos territórios dos povos indígenas e lucra com isso: a Bauer, que fornece o maquinário de perfuração necessário para o gasoduto Coastal GasLink. É por isso que, em 6 de maio, incendiamos duas de suas enormes máquinas de perfuração em um canteiro de obras em Berlim. Para isso, colocamos dispositivos incendiários, gasolina e um pneu nos cabos.
O gasoduto Coastal GasLink é apenas um dos muitos projetos extrativistas em terras indígenas roubadas no Canadá e em todo o mundo. Quer se trate de petróleo, gás, carvão, ouro, lítio ou hidroeletricidade e energia eólica (que agora também serão usados para produzir hidrogênio “verde” no Canadá, de grande interesse para a Alemanha), todos esses projetos industriais fazem parte de um sistema colonial que está destruindo o planeta e eliminando os modos de vida indígenas.
Somos solidários aos Wet’suwet’en em sua luta contra o projeto colonial Coastal GasLink.
Seja no Canadá, no Chile, no Peru, na floresta de Hambach ou no norte de Portugal: vamos lutar contra projetos extrativistas destrutivos e unir nossas lutas!
Desliguem o sistema de destruição e colonização!
Fonte: https://kontrapolis.info/13045/
agência de notícias anarquistas-ana
Trovão –
Ontem à leste,
Hoje a oeste.
Kikaku
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!