“Mujeres Libres” é sem dúvida uma das organizações mais extraordinárias e importantes do século XX no território espanhol. Constituída no seio do movimento libertário em 1936, advogaram pela unidade das mulheres da classe obreira para lutar por sua emancipação. O objetivo, acabar com a tripla escravidão: escravidão de ignorância, escravidão de mulher e escravidão de produtora. Impulsionadoras da Revolução Social e constituídas em agrupações locais, Mujeres Libres elaborou um extenso programa para a capacitação e conscientização das mulheres da classe trabalhadora e pobres.
E “ainda que o número total de agrupações de Mujeres Libres está ainda por se descobrir” – nos diz a autora -, no presente trabalho poderemos encontrar uma a uma; um total de 166 agrupações de Mujeres Libres distribuídas por toda a zona republicana. Esta é, após o pioneiro trabalho de Mary Nash, a cifra mais exata que se alcançou até nossos dias.
Mujeres Libres. Nuestra Historia – Nuestras Luchas
Deyanira Schürjin Benedetto.
Rústica, 64 páginas. 12 cm x 17 cm, 5 euros.
ISBN: 978-84-127768-1-2
editorialimperdible.com
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Paz. Forte em ruínas,
E na boca de um canhão
Um ninho de pássaros.
Luís Antônio Pimentel
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata