[EUA] Marco Pogo, uma lenda na cena musical de Madison, desdenha do mundo convencional

Por Samara Kalk Derby | 15/04/2024

Aos 68 anos, Marco Kunin, amplamente conhecido como “Marco Pogo” por sua dança no estilo pogo em shows de rock, nunca teve um celular, computador, endereço de e-mail, TV ou carro.

Ele tem um telefone fixo, mas não tem secretária eletrônica. Nunca usou a Internet e, nos últimos anos, isso tornou mais difícil para ele saber quando suas bandas favoritas estão tocando.

Além de amar a música e a dança, suas outras paixões são filmes, livros, caminhadas e doar a quantidade máxima de sangue para a Cruz Vermelha sempre que permitido, algo que ele faz desde que completou 18 anos.

Kunin disse que seu nome de nascimento, Mark Kunin, é apenas um nome legal que ele associa à família. “Apenas uma nota de rodapé.”

Ele disse que se autodenominou Marco Pogo por volta de 1979 por causa de sua paixão pela lendária banda Spooner, de Madison.

“E eu gosto dele”, disse Kunin sobre seu outro nome. “Pogo tem algumas conotações extras. Sabe, John Wayne Gacy (o assassino em série) era o Palhaço Pogo, e temos a história em quadrinhos ‘Pogo’, de Walt Kelly (distribuída em jornais americanos de 1948 a 1975). E eu não me identifico com nenhum desses outros Pogos”.

Mais recentemente ele tomou conhecimento do músico, médico e político austríaco Dominik Wlazny, de 37 anos, que começou a usar o nome artístico Marco Pogo. Wlazny é o fundador e líder do Partido Austríaco da Cerveja, um pequeno partido político satírico, e foi candidato a presidente da Áustria nas eleições de 2022.

Kunin disse que, quando está fazendo seu trabalho na frente do palco, ele se sente um pouco invisível e em seu próprio mundo. “Mas descobri que as outras pessoas têm uma relação positiva ou negativa comigo, e que eu também estou no mundo delas.”

A cena musical é compartilhada, disse ele, embora o motivo original pelo qual ele começou a dançar rapidamente tenha sido para que pudesse se aproximar do palco e “meio que desaparecer na música”.

Desde o fim da banda local The Hussy, Kunin disse que dança com mais frequência ao som de uma das bandas subsequentes de Bobby Hussy, Wristwatch.

Em 1969, Kunin ficou em 10º lugar no Concurso Nacional de Ortografia, e ressalta que foi o mesmo ano em que Brad Williams, de Wisconsin, competiu.

Kunin mudou-se de Charlottesville, Virgínia, para Madison em 1970, aos 14 anos, quando seu pai, um professor de medicina especializado em doenças infecciosas, aceitou um emprego na UW-Madison. Kunin cursou o segundo e o terceiro ano na Memorial High School e foi admitido na UW-Madison aos 16 anos.

Seu pai, Calvin Kunin, 94 anos, foi contratado pela UW para ser presidente do departamento de medicina da Universidade Estadual de Ohio, mas o jovem Kunin permaneceu em Madison muito tempo depois que todos os outros membros da família se mudaram.

Kunin disse que é conhecido por não falar sobre seu histórico profissional. “Nunca quis vender meu cérebro para alguém que o usasse para obter lucro. Sou muito contra o capitalismo. Sou um anarquista. Sou contra o governo.”

Ele mora em um apartamento na Bassett Street, no centro da cidade, e se locomove apenas a pé.

Por que o nome Pogo?

Talvez você não saiba que a definição de pogo é a dança do punk rock, algo que vem de Sid Vicious (e dos Sex Pistols) nos anos 70. E o pogo envolve saltos e gestos com o punho erguido, que nunca deve ser confundido com a saudação de Hitler. Meus amigos me conhecem quando não me veem na pista de dança – é assim que eu os cumprimento. (Kunin demonstra o cumprimento jogando o punho para o alto).

Quando te encontrei recentemente, chamei você de iconoclasta, e você não tinha certeza se essa era uma descrição precisa.

Eu pensei sobre isso. E as duas palavras que me vieram imediatamente à mente foram inconformista e anarquista. Eu me sustento, mas nunca tive nada de valor especial. Quando estava na faculdade, comprei um aparelho de som, mas o que uso em casa é um boombox para minhas músicas. Sim, fitas cassete e CDs.

Você disse que começou a faculdade aos 16 anos. Você se formou na UW-Madison?

Eu tinha o status de veterano aos 18 anos e não achava isso uma prioridade de vida ou, sabe, agradável. Não gostava de provar às pessoas que eu era inteligente.

Diga-me como você existe no mundo moderno.

Sou um cara de rádio, jornal e livros. Se você quiser, pode colocar WORT (FM 89,9) entre parênteses… Desprezo o mundo comercial e não quero participar dele… Gosto que a vida seja simples e honesta. E gosto de comunicação direta. Até mesmo o telefone é uma distorção e não consigo nem imaginar me comunicar com as pessoas por meio de algum tipo de escrita codificada… Para mim, escrever por carta é ótimo. É bom ouvir as pessoas que estão longe pelo telefone, mas acho que tudo isso é desonesto e nos torna dependentes de coisas que não são realmente reais… Eu não viajo muito. Nunca viajei de avião quando adulto. A última vez que viajei de avião, eu tinha 17 anos e estava em uma viagem com meu pai. Nunca comprei uma passagem de avião em minha vida. Simplesmente não sou voltado para máquinas. Gosto de filmes, mas não gosto de efeitos especiais. Gosto de violões, de guitarras.

Seu comprometimento com doação de sangue é impressionante.

Na minha próxima doação terei doado mais de 170 litros de sangue.

O que levou você a fazer isso?

Porque eu sabia que era necessário e era fácil no começo, e agora eu doo porque é difícil. Um fator é a recuperação com minha dieta vegana.

Por que foi fácil no início?

Porque era uma contribuição que eu podia fazer com todo o meu ser e que não envolvia dinheiro.

Por que você é vegano?

Sou vegetariano porque os animais são maltratados e não merecem seu destino.

Você pode falar sobre sua opinião a respeito do pacifismo?

Os avanços tecnológicos são essencialmente avanços militares. A coisa mais importante em minha vida é o pacifismo, o vegetarianismo, que eu equiparo ao veganismo, mas chamo de vegetarianismo porque, para mim, os verdadeiros vegetarianos são veganos, ponto final. Não quero que a palavra vegetariano seja separada de meu veganismo, embora eu seja mais rigoroso. Não vou nem comer em um restaurante que tenha carne no cardápio. Portanto, minhas maiores crenças são o pacifismo e o antimilitarismo.

Fonte: https://madison.com/life-entertainment/local/music/marco-pogo-music-dancing-books-giving-blood-no-cell-phone/article_838237ce-edd4-11ee-b83c-ebe1496d84e3.html

Tradução > anarcademia

agência de notícias anarquistas-ana

florescente espinheiro
tão parecido aos caminhos
onde eu nasci!

Buson