Uma organização chamada IISS (Instituto Internacional de Estudos Estratégicos) compila e anualmente publica os dados referentes aos gastos militares dos diversos Estados pelo mundo.
Dessa forma, segundo informado amplamente pela imprensa burguesa, os gastos mundiais em defesa, em 2023, alcançaram cifras de US$ 2,2 trilhões, um aumento de aproximadamente 9% em relação ao ano anterior.
Na formulação do ranking de países, ordenando os gastos militares de 2023 por US$ bi temos aqui os 15 primeiros:
1- EUA (905,5)
2- China (219,5)
3- Rússia (108,5)
4 – Índia (73,6)
5 – Reino Unido (73,5)
6- Arábia Saudita (69,1)
7- Alemanha (63,7)
8- França (60)
9- Japão (49)
10- Coreia do Sul (43,8)
11- Austrália (34,4)
12- Itália (32,7)
13- Ucrânia (31,1)
14- Brasil (24,2)
15- Canadá (24,2)
Percebe-se, sem grandes surpresas, que EUA, China e Rússia (envolta na guerra de invasão contra a Ucrânia), ocupam as primeiras posições neste rol da vergonha.
Fato que merece registro é o Brasil, de Lula, ocupando a 14ª colocação, com um valor de 24,2 bilhões de dólares americanos – ou mais de 121 bilhões de reais, na cotação atual – onde grande parte de seu orçamento é gasto com despesas de pessoal, ou seja, para o pagamento dos militares ativos, inativos e pensionistas.
Não esqueçamos ainda que o blindado caça-tanques Centauro II, conforme notícias recentes, chegará ao Brasil nos próximos meses. A aquisição ultrapassou os 5 bilhões de reais e uma nova compra, segundo o governo, pode ser viabilizada para breve.
Ou seja, enquanto cifras astronômicas são empregadas na guerra ou na preparação para ela, a massa explorada e miserável neste país tenta sobreviver com as migalhas de uma existência indigna.
Sem qualquer surpresa para nós anarquistas, isto demonstra que a sanguinolenta estrutura estatal, hoje ocupada pelo Partido do Trabalhadores, Lula e toda a composição de poder que os mantém, apenas servem aos objetivos do Capital e, consequentemente, das classes dominantes, ao passo que advogam abertamente pela violência, guerra e morte, não havendo, portanto, qualquer tipo de coincidência entre os interesses destes e dos oprimidos e oprimidas.
Combater o Estado, os Partidos Políticos, o Capitalismo e a Guerra, de outro lado, são os caminhos para nossa libertação e para que a paz seja uma realidade e não apenas um discurso empregado convenientemente!
A GUERRA É A SAÚDE DO ESTADO!
PAZ ENTRE NÓS, GUERRA AOS SENHORES!
DESTRUAMOS O CAPITALISMO E O ESTADO!
PELA ANARQUIA!
Maio de 2024.
Federação Anarquista Capixaba (FACA)
federacaocapixaba.noblogs.org
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Vamo-nos, vejamos
a neve caindo
de fadiga.
Matsuo Bashô
Compartilhe:
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!