Na semana passada, realizamos uma ação de sabotagem em massa em mais de 215 fechaduras de chave em Exarchia, colando-as com cola como uma ação simbólica de protesto contra a extorsão de aluguel e a turistificação. Essa simples ação interrompeu, mesmo que superficialmente, a regularidade do Airbnb. Cada uma delas custa cerca de 45 euros e, se houver uma chave dentro, o custo e a insegurança dos proprietários aumentam. Ficamos encantados ao ver alguns turistas com suas malas sem conseguir entrar.
Como um problema bem conhecido, o Airbnb está nos expulsando de nossas casas em todo o centro de Atenas, com o aumento exorbitante dos aluguéis (nas casas que são deixadas para aluguel de longo prazo). Esses mais de 215 apartamentos poderiam ser o lar de famílias, estudantes, imigrantes, companheiros de viagem, pessoas de nossa classe. Em vez disso, em todos eles há turistas, nômades digitais e pessoas ricas. Exarchia continua sendo uma área residencial, mas com o risco de se tornar uma área de entretenimento para os indivíduos hostis acima citados.
O Estado está tentando nos expulsar de nossas casas e espaços públicos de todas as formas possíveis. Essas formas incluem grandes operações para “varrer” os migrantes, o despejo de migrantes e/ou ocupação de moradias, proibições de eventos e policiais por toda parte.
Não permitiremos nosso deslocamento dos bairros por meio de ações simples como a mencionada acima, mas também por todos os meios de mobilização. Ficamos aqui, ficamos nos bairros do centro de Atenas, criando relações de solidariedade e nos opondo coletivamente aos planos do Estado e do capital, uma vez que nós, e não os investidores, conhecemos as necessidades dos nossos bairros.
Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1630585/
agência de notícias anarquistas-ana
A pipa corta o céu.
Desenha nas nuvens
O sonho de criança.
Estrela Ruiz Leminski
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!