Na sexta-feira, 7 de junho, às 21h, exibiremos, em sua estreia na Itália, o novo documentário do diretor brasileiro Carlos Pronzato, dedicado a revisitar a história da Colônia Cecília, um evento pouco conhecido que evidenciou – a partir da proposta do anarquista Giovanni Rossi – o desejo de construir, em 1890, no Brasil, uma comunidade igualitária na qual se tentaria não apenas um experimento de propriedade coletiva de bens, mas também uma experiência de comunidade “total” baseada no amor livre e na abolição da família monogâmica.
O documentário de Pronzato refaz os estágios desse evento, interrogando descendentes, estudiosos e punks, fornecendo uma nova chave de interpretação, desmontando mitos e lendas para chegar às verdadeiras razões da conclusão dessa experiência.
O documentário é legendado em italiano.
Ateneo Libertario Milano
Viale Monza, 255, Milano
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
No terreno baldio
Ainda cheias de orvalho,
Campânulas!
Paulo Franchetti
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…