Apresentamos aqui os escritos de Ángel Pestaña, um militante da CNT, sobre sua viagem à União Soviética para participar do 2º Congresso da Terceira Internacional (1920).
O primeiro livro, intitulado “Setenta días en Rússia. Lo que yo vi” (Setenta dias na Rússia. O que eu vi), relata os eventos dessa viagem à Rússia e sua participação no Congresso.
O segundo livro, intitulado “Setenta días en Rússia. Lo que yo pienso” (Setenta dias na Rússia. O que eu penso), serve para analisar o que ele viu na viagem e para fazer uma primeira crítica ao sistema estabelecido na Rússia pelos bolcheviques. Embora essa crítica tenha envelhecido um pouco, já que Pestaña ainda tinha esperanças de que a revolução pudesse superar os impedimentos bolcheviques e transformar a Rússia em uma sociedade igualitária, ela não deixa de ser um grande sucesso ao desvendar e denunciar a grande decepção e sufocamento a que o proletariado russo foi submetido pelo Partido Comunista naquela época.
Este e-book é completado com o relatório que Pestaña fez ao Comitê Nacional da CNT da Espanha sobre sua estadia na URSS e, finalmente, com uma análise da Terceira Internacional, que complementa a anterior.
>> Faça o download dos livros aqui:
Fonte: https://solidaridadobrera.org/ateneo_nacho/biblioteca.html
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
na rua deserta
brincadeira de roda
vento se sujando de terra
Alonso Alvarez
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!