
Apresentamos aqui os escritos de Ángel Pestaña, um militante da CNT, sobre sua viagem à União Soviética para participar do 2º Congresso da Terceira Internacional (1920).
O primeiro livro, intitulado “Setenta días en Rússia. Lo que yo vi” (Setenta dias na Rússia. O que eu vi), relata os eventos dessa viagem à Rússia e sua participação no Congresso.
O segundo livro, intitulado “Setenta días en Rússia. Lo que yo pienso” (Setenta dias na Rússia. O que eu penso), serve para analisar o que ele viu na viagem e para fazer uma primeira crítica ao sistema estabelecido na Rússia pelos bolcheviques. Embora essa crítica tenha envelhecido um pouco, já que Pestaña ainda tinha esperanças de que a revolução pudesse superar os impedimentos bolcheviques e transformar a Rússia em uma sociedade igualitária, ela não deixa de ser um grande sucesso ao desvendar e denunciar a grande decepção e sufocamento a que o proletariado russo foi submetido pelo Partido Comunista naquela época.
Este e-book é completado com o relatório que Pestaña fez ao Comitê Nacional da CNT da Espanha sobre sua estadia na URSS e, finalmente, com uma análise da Terceira Internacional, que complementa a anterior.
>> Faça o download dos livros aqui:
Fonte: https://solidaridadobrera.org/ateneo_nacho/biblioteca.html
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
na rua deserta
brincadeira de roda
vento se sujando de terra
Alonso Alvarez
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?