Miguel Peralta Betanzos & Jorge “Yorch” Esquivel Muñoz
O que está acontecendo com Yorch?
Yorch é um preso político que enfrenta acusações criminais forjadas como parte de um ataque contra o Espaço Autônomo de Trabalho Autogestivo “Okupache” na Cidade do México. Preso no Reclusorio Oriente desde dezembro de 2022, seu processo judicial tem sido marcado por irregularidades e tentativas constantes de atrasar o processo para mantê-lo na prisão pelo maior tempo possível.
Apesar de todas as evidências apresentadas durante o julgamento, tanto por sua defesa quanto pelo Ministério Público, provando sua inocência, em 3 de junho – um dia após as eleições mexicanas – o juiz condenou Yorch a 7 anos e 6 meses de prisão. Sua defesa legal entrou com um recurso, mas isso prolongará ainda mais o processo.
O que está acontecendo com Miguel?
Após um conflito sociopolítico na comunidade de Eloxochitlán de Flores Magón, Oaxaca, em 2014, Miguel foi preso em abril de 2015 por acusações forjadas e passou mais de quatro anos na prisão. Em outubro de 2019, ele foi absolvido de todas as acusações e liberado. Mais de dois anos depois, em 4 de março de 2022, a Terceira Câmara Criminal de Oaxaca revogou sua libertação, condenando-o novamente a 50 anos de prisão e liberando um mandado de prisão contra ele. Após um recurso dessa sentença, o tribunal de Oaxaca decidiu que seu julgamento deveria retornar à fase de confronto, um atraso de mais de sete anos. Em janeiro de 2024, a Suprema Corte de Justiça da Nação admitiu um recurso contra essa sentença, e 19 de junho é a data prevista para a resolução sobre a libertação de Miguel.
Agite, ligue, escreva um e-mail, espalhe a notícia!
- Organize e agite em solidariedade a Miguel Peralta e Jorge Emilio Esquivel Muñoz para exigir sua liberdade imediata e absoluta.
- Entre em contato com a embaixada ou o consulado mexicano mais próximo (veja o texto sugerido).
- Divulgue informações sobre os casos deles com seus amigos, familiares, comunidades e coletivos.
- Faça gráficos, pinturas, estênceis, etc. para dar visibilidade aos casos de Miguel e Yorch.
Exemplo de texto para embaixadas/consulados:
Mi nombre es ___________ y llamo/escribo para expresar mi profunda preocupación por la represión estatal que se está llevando a cabo contra Miguel Peralta Betanzos y Jorge Emilio Esquivel Muñoz. Tanto Jorge como Miguel se han enfrentado a años de persecución y encarcelamiento por su trabajo organizativo comunitario y autónomo. Jorge fue condenado recientemente a 7.5 años de prisión por cargos fabricados sin la más mínima prueba. Miguel está actualmente a la espera de una sentencia de la Suprema Corte de Justicia de la Nación, que se dictará el 19 de junio. Como representantes del gobierno mexicano, les exigimos que hagan todo lo que esté en sus manos para conseguir la libertad inmediata y absoluta de Miguel y Jorge.
Embaixada do México no Brasil
Direção:
SES Av. das Nações, Qd. 805, Lt 18
Asa Sul – Brasília, DF
E-mail:
Fonte: https://itsgoingdown.org/urgent-call-for-solidarity-with-mexican-anarchists/
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Era verde ou azul?
Sumiu num piscar de olhos
veloz colibri.
Teruko Oda
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!