[Espanha] A CGT demonstra sua solidariedade com as três ativistas do SAT de Granada e pede sua absolvição

Do Secretariado Permanente da CGT, queremos expressar nosso apoio às três pessoas do SAT de Granada que foram reprimidas pela “Justiça”.

Três trabalhadoras do sindicato estão sendo solicitadas a cumprir 5 anos de prisão por terem exercido seu direito legítimo de defender os direitos trabalhistas, manifestando-se em frente à sede da Delegação de Turismo do Governo Regional da Andaluzia e tendo desfraldado uma faixa denunciando a demissão de uma trabalhadora de limpeza em 2020. A Junta de Andaluzia, governada pela ala direita repressiva do PP, é a promotora particular, querendo colocar na cadeia pessoas cujo único crime foi denunciar essa demissão.

O SAT denunciou, na época, as ilegalidades cometidas pela Junta de Andaluzia na gestão dos subcontratados e a violação de vários artigos do contrato de limpeza e da Lei de Liberdade Sindical.

Como sindicato, a CGT não pode e não deve virar a cabeça diante de ataques como esse, que são realizados de forma descarada contra trabalhadores e sindicalistas. Como nos casos dos 6 da Confeitaria Suiza em Gijón, dos 6 em Zaragoza, ou dos metalúrgicos, entre outros.

O Estado reprime e oprime a classe trabalhadora quando ela protesta, aplicando impiedosamente a Lei da Mordaça, que deveria ter sido revogada anos atrás, conforme prometido pelo atual governo, mas que ainda está em vigor hoje.

Exigimos a absolvição dessas pessoas, pois uma luta justa, como a denúncia de demissões, não pode ser criminalizada. Pedimos que a justiça seja feita e que a liberdade de associação e os direitos das trabalhadoras não sejam pisoteados, como aconteceu nesse caso, por terem ousado protestar e denunciar as condições de trabalho em regime de semiescravidão. A voz das mulheres que se levantam contra a exploração e a opressão não pode ser silenciada com sua prisão. Não permitamos que isso aconteça.

LIBERDADE E JUSTIÇA PARA AS TRÊS DO SAT

Secretaria Permanente da CGT

Fonte: Secretaria Permanente do Comitê Confederal da CGT.

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

sussurro um ruído
(farfalhar de qualquer folha
ao pé de um ouvido)

Bith