[Espanha] Cinco militantes anarquistas são presos sob a acusação de ações de sabotagem

Nos últimos meses, várias agências do Caixa Bank foram sabotadas em solidariedade às cinco pessoas que serão julgadas em novembro.

Nesta semana, os Mossos d’Esquadra [polícia catalã] prenderam cinco pessoas acusadas de terem participado de cerca de trinta atos de sabotagem em caixas eletrônicos do Caixa Bank, com um valor total de danos estimado em 70.000 euros. As prisões ocorreram em Barcelona, L’Hospitalet de Llobregat e Santa Coloma de Gramenet. A sabotagem supostamente consistiu principalmente em despejar líquidos corrosivos e destruir vidros e telas com objetos contundentes.

Essas ações foram realizadas em solidariedade às 5 pessoas que foram presas em setembro de 2022 acusadas de atacar e causar danos a bancos durante uma manifestação em 1º de maio em Barcelona. De acordo com a Egida-Defensa Colectiva Anarquista, essas pessoas serão julgadas em 15 de novembro deste ano. Essas ações de sabotagem foram especificamente dirigidas contra instituições bancárias do Caixa Bank por sua participação, como acusação particular, em um processo judicial, portanto, além dos danos, os Mossos também acusaram os cinco anarquistas presos de grupo criminoso e obstrução da justiça.

Todos os detidos foram liberados ontem (19/06) e, na terça-feira, várias organizações se reuniram em frente à delegacia de polícia de Corts para denunciar as prisões.

Fonte: https://ppcc.lahaine.org/detenidos-cinco-militantes-anarquistas-de

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/09/01/espanha-o-movimento-anarquista-na-mira-da-policia-catala/

agência de notícias anarquistas-ana

A mesma paisagem
escuta o canto e assiste
a morte das cigarras

Matsuo Bashô