
A classe trabalhadora se encontra em um momento de degradação progressiva de suas condições de trabalho e de vida. As crises contínuas pelas quais passamos nos últimos anos, juntamente com a ganância dos empresários, são a causa de que os empregos precários, desemprego, perda de poder aquisitivo ou dificuldades de acesso à moradia são o cotidiano de grande parte das pessoas que precisam vender sua força de trabalho para viver.
A única resposta que podemos dar para acabar com essa situação é nos unirmos por meio da solidariedade obreira. No entanto, observamos que, em nossos povoados e locais de trabalho, os discursos mais reacionários estão gradualmente se impondo, com base em preconceitos de nacionalidade, raça, gênero, orientação sexual etc.
Esses discursos preparam o caminho para a evolução do Estado e da sociedade para formas cada vez mais autoritárias e, assim, facilitam o fortalecimento de correntes políticas mais próximas do fascismo.
É nas lutas dos trabalhadores que ficam claros os principais interesses que se chocam no sistema capitalista: os da classe trabalhadora contra os dos patrões, especuladores e todo o aparato político que os sustenta. E é a comunidade que é gerada em torno das lutas diárias por nossas condições de trabalho e de vida que é a melhor ferramenta para combater os preconceitos que dividem a classe trabalhadora.
Nós, que nos organizamos na CNT, entendemos que as candidaturas municipais de esquerda e as organizações políticas que limitam sua atividade à via institucional ou à propaganda política já mostraram suas limitações para pôr fim à constante degradação de nossas condições de trabalho e de vida e ao avanço do autoritarismo e do fascismo. Por isso, estamos empenhados em ampliar o modelo de organização anarcossindicalista da CNT em nossos locais de trabalho e em nossas cidades. Não hesite e organize-se conosco!
cnt.es
agência de notícias anarquistas-ana
Rio seco
silêncio sob a ponte
apenas o vento.
Rodrigo de Almeida Siqueira
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!