Teremos exposição de fotografias, fanzines, cartazes, panfletos, adesivos, música, material audiovisual e muito mais.
Quinta-feira, 27 de junho, desde as 18h00, no Espaço Fénix.
Carlo Valdinoci, companheiro anárquico de ação, morre nos EUA. Em 2 de junho de 1919 quando instalava um artefato explosivo na casa do fiscal geral Mitchell Palmer.
Carlo era parte de um meio ativo de companheiros ácratas emigrados aos EUA que se agrupavam informalmente em torno do jornal Cronaca Sovversiva. Companheiro de Nicola Sacco, Bartolomeo Vanzetti, Mario Buda, Gabriella Antolini e Luigi Galleani, entre tantos outros.
A história anárquica de companheiros de ação nos demonstra como parafraseia a si mesma em diferentes épocas e lugares, às vezes em gestos bonitos, às vezes em momentos amargos.
O Arquivo da Biblioteca leva seu nome porque nossa intenção é que os companheiros sigam vivos e possam ainda acompanhar-se em projetos que os irmanem. Eles voltam a se encontrar mais além da passagem do tempo.
Não somos profissionais da história, nem pretendemos sê-lo. Reivindicamos o faça você mesmo, sem delegar a “especialistas” de nenhum tipo.
Abrimos esta iniciativa pela vontade de fazê-lo, buscando ser um aporte a mais no resgate de nossa memória negra, no aporte à coletivização do conhecimento e da imaginação de cada companheiro.
Nutrindo ideias com tinta anárquica.
Archivo Carlo Valdinoci
Biblioteca Antiautoritaria Sacco y Vanzetti
Tradução > Sol de Abril
Agência de notícias anarquistas-ana
Renasce o campo.
Borboletas planando:
Flores entre o verde.
Edu Otsuka
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!