Temos o prazer de anunciar que a 16ª edição da Balkan Anarchist Bookfair será realizada em Prishtina, Kosovo, de 5 a 7 de julho de 2024. A BAB é uma plataforma para promover livros, trocar informações e ideias, criar novas iniciativas e fortalecer organizações. A BAB representa a solidariedade, a resistência e a colaboração nos Bálcãs há mais de 20 anos.
A BAB chega em um momento crucial, quando o capital está passando por uma crise, os fogos da guerra estão se alastrando pelo mundo e o fascismo está se espalhando. Os Estados estão se tornando mais militarizados e as populações estão cada vez mais policiadas, separando comunidades e laços de solidariedade. Com qualquer tipo de dissidência oprimida, o capital corre livremente, sempre expandindo para novas fontes de exploração.
Os Bálcãs não são exceção. Estamos testemunhando a crescente militarização dos países dos Bálcãs, com estoques cada vez maiores de armas e tecnologias. O interesse nacional e o nacionalismo racial têm sido usados para justificar métodos mais opressivos de controle populacional, que muitas vezes prejudicam as minorias étnicas, sociais e políticas. O poder político tem se concentrado e a repressão política tem se tornado mais aberta. As organizações políticas foram enfraquecidas pela criação de ONGs, refletindo a lógica do neoliberalismo.
Ao mesmo tempo, o patriarcado cria um ambiente hostil para todos, especialmente para as mulheres e a comunidade LGBTQI+. Há cada vez mais casos de mulheres sendo mortas e atacadas, e isso acontece em público e em particular. Essa mesma lógica patriarcal também leva ao extremismo religioso, o que piora a situação.
Os Bálcãs são importantes na política global. A OTAN e a Rússia têm grande influência lá. A região também foi afetada pelas reformas neoliberais. Essas reformas deram acesso ao capital internacional, principalmente da UE, da China e da Turquia. Isso levou ao controle da infraestrutura pública por esses países. Os Bálcãs estão conectados aos mercados internacionais e agora também estão conectados ao controle da população e do movimento para o benefício do capital. Os Bálcãs estão se tornando uma base para o controle de migrantes, com centros de detenção como o planejado na Albânia em nome da Itália.
Como anarquistas, sempre trabalhamos além das fronteiras, criamos solidariedade e resistimos à opressão. Hoje, precisamos encontrar nossa força e responder à opressão.
Convocamos as editoras e iniciativas anarquistas, bem como todos os movimentos anarquistas e antiautoritários internacionais dos Bálcãs e de outros países a planejarem sua participação na BAB2024 em Prishtina. Convidamos todas as pessoas e grupos interessados a participar da organização do evento.
Para obter mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail bab2024@riseup.net ou acesse bab2024.espivblogs.net.
A Assembleia da Feira do Livro Anarquista dos Bálcãs 2024
bab2024.espivblogs.net
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
se andava no jardim
que cheiro de jasmim
tão branca do luar
Camilo Pessanha
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!