30 de junho de 2024
Desde o grupo de companheiros que seguimos de perto a situação de Amadeu, queremos compartilhar com vocês informações auspiciosas.
Como já comunicamos em outro escrito, Amadeu estava em coma provocado por um colapso múltiplo dos órgãos, provavelmente produzido por algum tipo de infecção que foi alterando o funcionamento do coração, rins, pulmões, etc…. Por seu estado grave, os médicos decidiram hospitalizá-lo na UCI e lhe provocaram o coma para poder tratar seus órgãos. O tinham conectado a numerosos aparatos que mantinham seus sinais vitais, enquanto tentavam que os órgãos pudessem se recuperar. No final da semana passada, já viram que seus órgãos respondiam ao tratamento e se recuperavam, e por isso decidiram tirá-lo do coma, mas sem desligá-lo de todas as máquinas, esperando assim que os órgãos fizessem sua função já consciente.
A situação nesse momento, ainda que esperançosa seguisse sendo muito grave e se esperava que sem seu organismo voltasse a recuperar sua funcionalidade, aconteceu o mesmo estando já consciente. Recuperar a consciência abria outras questões como a de ver-se prostrado em uma cama sem poder fazer nada e conectado a uns aparelhos que soavam por qualquer reação de Amadeu frente a um estímulo. Sua situação seguia sendo grave, e só era possível vê-lo um curto período de tempo e com máscara, luvas e roupa de cirurgia.
Era um respiro ver Amadeu com os olhos abertos e olhá-lo. Tinha consciência e memória, mas não podia falar nem mover-se para nada, pois para a respiração ainda necessitava uma máquina e não podia pronunciar palavra porque para isso se requer um esforço e de ar… Sua expressão se podia adivinhar em seus olhos e nas máquinas que quando menos se espera, soavam. Ainda que estivesse recuperando a função orgânica a situação era ainda muito grave e se esperava que sua força o mantivesse sem recaídas.
Até a quarta-feira, 26 de junho o tiraram da UCI e o levaram ao andar de internação com outros pacientes. Agora compartilha quarto, segue sem poder mover-se porque depois de tantos dias em coma deve recuperar a resposta muscular. Já pode falar, e é por isso que recebemos uma chamada para explicarmos que se encontrava melhor que quando o levaram à UCI, e que ainda que sem forças para sustentar-se, se sentia muito melhor e já podia manter uma conversação sem asfixiar-se.
Queremos transmitir seu agradecimento a todas as pessoas e companheiros que se preocuparam por sua situação e esperamos que em um curto prazo de tempo, já possam ser suas palavras as que lhe cheguem. Vai custar, mas tinha forças para seguir adiante e consegui-lo. Agora precisa, além do tratamento, sessões de reabilitação com fisioterapeutas para que possa voltar a por-se de pé e andar ou para ter força para sustentar uma caneta e escrever. Ainda não está nesse ponto, mas está convencido que, ainda que o processo seja longo, retornará antes ou depois ao caminho de luta que teve que abandonar à força.
Desde o grupo de companheiros que estamos no aguardo da atual situação de saúde de Amadeu, pedimos que não façam caso de rumores sobre seu estado, e ainda que nós também estejamos enviando este comunicado, é melhor esperar que sejam suas palavras as que o expliquem. Nós não somos médicos, nem temos acesso a informação clínica, o que compartilhamos não é mais que as percepções de quem foi vê-lo ou, como nesta ocasião, pudemos falar com ele.
Nestes momentos necessita descansar e recuperar-se, sem sobressaltos inesperados e por isso, ainda que tenha começado a falar, não recebe chamadas de telefone para centrar-se em tudo o que deve fazer para recuperar a saúde e sair do hospital por seus próprios pés.
Desde aqui, a espera dessa necessária recuperação, enviamos um abraço fraterno e libertário, olhando sempre a esse horizonte de vida que é a anarquia.
Nossa luta continua e seguirá firme até o último alento de nossos dias.
Grupo de apoio a Amadeu Casellas
Fonte: https://www.llibertatamadeu.org/2024/06/30/rabia-y-esperanzas/
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Primeira chuva de inverno —
O macaco também quer
Uma capinha de palha.
Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!