
A jornada acontecerá na próxima quinta-feira, 18 de julho, e consistirá em uma oferenda floral no cemitério do Espino e uma mesa informativa na plaza de las Mujeres, onde se informará sobre as mais de 50 represaliadas em Soria após a Guerra Civil.
O sindicato CGT de Soria homenageará as pessoas libertárias que foram represaliadas na Guerra Civil e durante o franquismo na Província de Soria na próxima quinta-feira, 18 de julho. Segundo indica a formação sindical, na província de Soria (que esteve fora da frente de guerra) está documentado que foram assassinadas mais de cinquenta pessoas pelo mero fato de estarem filiadas à CNT, “ainda que seguramente foram muitas mais. Tudo isto sem contar a quantidade de exilados e encarcerados que foram vítimas da repressão fascista”, indicam desde a organização, que foi até a Guerra Civil (1936-1939) a entidade que maior número de membros aglutinava na província.
“Desde a CGT de Soria cremos que não só é de justiça que a sociedade soriana repare a memória e dignidade destas pessoas brutalmente represaliadas, mas que também é necessário para todos e todas as sorianas recordar o que aconteceu e a pluralidade de uma sociedade soriana que foi destruída pela barbárie fascista. Porque se é certo o adágio de que o que não se recorda não existiu, não poderemos evitar que o horror volte a se levantar a menos que façamos um exercício de memória”, acrescentam.
A homenagem começará às 11.00 horas com uma oferenda floral na placa instalada em homenagem aos anarquistas assassinados no cemitério municipal do Espino. Também, entre as 12.00 e as 13.30 horas se realizará uma mesa informativa sobre o tema na plaza de las Mujeres.
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
é só um instante:
o beija-flor no ar, sugando
flor de laranjeira
Otávio Coral
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?