Desde o Núcleo Confederal de Hellín da CNT-AIT queremos informar de uma excelente notícia que nos alegra enormemente poder compartilhar. Depois de mais de um ano e meio de atividade no Ateneu Libertário de Hellín que tínhamos situado na Rua Barrio Novo, decidimos transladar nossa atividade a outra zona da cidade.
Mais de um ano de atividade cultural e sindical no Ateneu Libertário de Hellín deram seus frutos. Começamos a trabalhar em um pequeno edifício na parte antiga de Hellín faz já mais de três anos, onde fizemos muitas atividades, entre elas assembleias do sindicato, assembleias de seções sindicais, conferências, apresentações de livros, projeções de filmes e documentários, exposições, etc.
Conseguimos desenvolver atividades culturais em uma localidade onde a imensa maioria delas pertence a serviços dependentes da Prefeitura ou ao entorno associativo religioso.
Começamos a convocar algumas assembleias no local do Ateneu Libertário de Hellín para gerar certa presença, e atividades como a Rota de Difusão Anarcossindicalista pela província de Albacete.
Contamos com a apresentação e exposição do livro “Historia del movimiento obrero en Las Minas de Hellín 1868-1946”, foi também o espaço onde organizamos duas das atividades da I Edição do Festival de Teatro Social de Hellín.
Organizou-se também uma das Oficinas e um dos comedores durante a III Feira de Auto-edição, com muita presença.
Continuamos com uma conferência de divulgação científica sobre buracos negros e participamos nas III Jornadas de Outono Libertário com várias atividades em nosso local.
O Ateneu Libertário de Hellín foi também cenário de umas “Jornadas Culturais e pela Autogestão” com a apresentação de um folheto e uma tenda pela Autogestão. Participamos na organização de várias Oficinas de Autodefesa Laboral, uma jornada de Cine Libertário e nas Jornadas de Primavera Libertária organizadas por nossa organização a nível provincial.
Conseguimos gerar certo interesse entre a classe trabalhadora rondando uma média de uma vintena de participantes em nossas atividades e queremos poder continuar com nossa atividade como até agora.
Junto às atividades contamos também com dois conflitos sindicais que ganhamos. Um contra La Taberna de Abril e outro contra o Restaurante El Coto de Tobarra. Também participamos na luta que se realizou contra Rodenas y Rivera SA, etc. Atualmente contamos com companheiros e companheiras filiadas à Seção Sindical da CNT-AIT em Geacam, concretamente no dispositivo de Extinção de Incêndios Florestais do Plan Infocam.
Há que acrescentar também que Hellín foi o lugar onde a CNT-AIT convocou faz dois anos a manifestação pelo 1º de Maio. Fazia anos que a classe trabalhadora hellinera não contava com uma manifestação anarcossindicalista pelo Primeiro de Maio.
Outra das questões mais importantes a destacar é nossa página web do Núcleo Confederal de Hellín da CNT-AIT, chamada “El Rabal Libertário” (elrabalLibertário.wordpress.com), nossa Biblioteca Libertária e nossa Livraria Anarquista “Ruta a la Libertad”.
Por tudo isto, celebraremos no próximo sábado 19 de Julho uma Jornada de Inauguração do local do Ateneu Libertário de Hellín e da CNT-AIT.
A jornada começará às 19:00 hrs. Com uma Apresentação Inaugural do local do Ateneu Libertário de Hellín e da CNT-AIT, na Rua Fortunato Arias, 39. Imediatamente se abrirá um debate que levará o título: “Asociacionismo cultural y espaços autónomos y autogestionados en Hellín”.
Às 21:30 hrs. Se projetará um vídeo no qual se poderão visualizar o conjunto das atividades culturais e sindicais organizadas pelo Sindicato de Ofícios Vários de Albacete da CNT-AIT e seus Núcleos Confederais desde que se impulsionou a Rota de Difusão Anarcossindicalista na província de Albacete, faz já mais de um ano.
Ao mesmo tempo, enquanto se projeta o vídeo, se dará início a uma tenda organizada pela CNT-AIT, onde poderemos desfrutar de um bom momento e socializar entre todos os participantes, conhecer-nos e aproximar nossos projetos, interesses e iniciativas como classe trabalhadora.
Aproveitamos o dia 19 de Julho para homenagear o movimento obreiro revolucionário que no mesmo dia, mas do ano de 1936, se lançou às ruas para fazer frente ao fascismo militar e capitalista.
Animamos a todas as pessoas que conhecemos e que nos acompanharam durante todos estes anos a acompanhar-nos outra vez mais para conhecer o novo local que contará o Ateneu Libertário de Hellín e da CNT-AIT para desenvolver suas atividades.
Temos claro que nossos esforços não serviriam de nada sem vossa participação e colaboração na construção de uma trama associativa e cultural autogestionada em defesa de uma cultura própria por e para a classe trabalhadora.
Ateneu Libertário e CNT-AIT Hellín
cntaitalbacete.es
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Na velha roseira,
entre as folhas e os espinhos,
uma aranha tece.
Humberto del Maestro
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!