[EUA] Lançamento: O Movimento Anarquista Judeu nos Estados Unidos | Uma Revisão Histórica e Memórias Pessoais

Leitura essencial sobre a história, a cultura, e o radicalismo do trabalhismo judeu

Os imigrantes judeus da Europa Oriental uma vez constituíram o maior segmento do movimento anarquista nos Estados Unidos. Num livro que é parte escavação histórica e parte livro de memórias, Joseph Cohen narra eventos bem conhecidos e conflitos de bastidores entre radicais, bem como perfis de personalidades famosas como Emma Goldman e Alexander Berkman e dos radicais menos famosos que sustentaram o movimento anarquista em toda a América do Norte entre as décadas de 1880 e 1940.

The Jewish Anarchist Movement in America [O Movimento Anarquista Judeu nos Estados Unidos] traz pela primeira vez para um público de língua inglesa o insubstituível estudo de Joseph Cohen, escrito em iídiche em 1945, sobre os anarquistas judeus dos Estados Unidos. Ele continua sendo o exame mais detalhado dessa negligenciada história.

O livro também contém as reflexões do próprio Cohen sobre tática e teoria anarquista, baseadas em suas experiências e observações ao longo de quatro décadas. Editada e integralmente comentada, esta edição inclui uma variedade de informações suplementares sobre as pessoas, os locais e os eventos centrais da história anarquista nos Estados Unidos.

Resenhas positivas sobre o livro:

“Uma publicação de referência na história do anarquismo judeu nos EUA. Este grande e animado volume – há tanto tempo aguardado – reúne a história original escrita por Joseph Cohen, as habilidades de tradução da confiável anarquista Esther Dolgoff, e os hábeis comentários de Kenyon Zimmer. Cohen escreve como historiador e participante. Ele defende o anarquismo enquanto navega por suas divisões internas e dá vida a seus personagens, muitos deles perdidos nos relatos existentes.” – David Roediger, professor de Estudos Americanos e História na Universidade do Kansas, autor de The Wages of Whiteness [Os salários da branquitude] e coeditor de Haymarket Scrapbook [Livro de Colagens de Haymarket].

“Este livro monumental, porém humilde, oferece o melhor da história vista de baixo. Melhor ainda, ele o faz por meio de uma série de encantadoras e empolgantes reminiscências de um participante que viveu e ajudou a fazer essa história, permitindo-nos, nas palavras de Cohen, “olhar de volta para o futuro” como inspiração para nossa busca do “grande ideal [de] liberação completa” no presente. Graças às edições e comentários meticulosos de Kenyon Zimmer, as histórias de Cohen, ao mesmo tempo tão cativantemente anarquistas e tão judaicas, ganham vida, juntamente com os nomes, as vidas e as ações de centenas de rebeldes judeus de outro modo esquecidos. Um verdadeiro trabalho de amor, The Jewish Anarchist Movement in America preenche um enorme capítulo perdido da história anarquista e é um kaddish que honra o belo legado de (nossos) ancestrais anarquistas judeus.” – Cindy Barukh Milstein, editora de There Is Nothing So Whole as a Broken Heart [Não há nada tão completo quanto um coração partido]

“Esta tradução há muito esperada do livro de memórias de Cohen abre uma janela única para o mundo vibrante dos agitadores, educadores e organizadores que animaram o movimento anarquista americano no início do século XX. Transmitido com fluência e minuciosamente comentado, ele merece a atenção dos ativistas contemporâneos, que estão cada vez mais se voltando para a rica herança de seus movimentos em busca de insight e inspiração.” – Uri Gordon, cofundador da Anarchist Studies Network [Rede de Estudos Anarquistas] e coautor de Anarchists Against the Wall: Direct Action and Solidarity with the Palestinian Popular Struggle [Anarquistas Contra o Muro: Ação Direta e Solidariedade com a Luta Popular Palestina]

Joseph Cohen (1878-1953) foi uma figura central do anarquismo americano do século XX. Ele nasceu na Bielorrússia e emigrou para os Estados Unidos em 1903 com sua esposa, Sophie, e se estabeleceu primeiro na Filadélfia, onde criaram dois filhos. Durante doze anos, Cohen editou o famoso jornal iídiche Fraye arbeter shtime (Voz Livre do Trabalho). Durante toda a sua vida, ele participou de várias instituições anarquistas, como a Radical Library [Biblioteca Radical], o Francisco Ferrer Center de Nova Iorque e as colônias Stelton e Sunrise. Cohen é autor de dois livros anteriormente publicados, The House Stood Forlorn [A Casa Estava Lá Abandonada] (1954) e In Quest of Heaven: The Story of the Sunrise Co-operative Farm Community [Em Busca do Céu: A História da Cooperativa e Comunidade Rural Sunrise] (1957).

Kenyon Zimmer é professor associado de história na Universidade do Texas em Arlington. É autor de Immigrants Against the State: Yiddish and Italian Anarchism in America [Imigrantes Contra o Estado: Anarquismo Iídiche e Italiano nos Estados Unidos] (2015) e coeditor de Wobblies of the World: A Global History of the IWW [Wobblies do Mundo: Uma história global do IWW] (2017), Deportation in the Americas: Histories of Exclusion and Resistance [Deportação nas Américas: Histórias de Exclusão e Resistência] (2018) e With Freedom in Our Ears: Histories of Jewish Anarchism [Com a Liberdade em nossos Ouvidos: Histórias do Anarquismo Judeu] (2023).

Esther Dolgoff (1905-1989) foi uma anarquista que cresceu em Ohio e depois se estabeleceu na cidade de Nova York com seu marido, Sam Dolgoff, que foi uma figura central do anarquismo americano durante toda a sua vida adulta.

The Jewish Anarchist Movement in America

A Historical Review and Personal Reminiscences

Editora: AK Press

Páginas: 600

ISBN-13: 9781849355483

$24.00

akpress.org

Tradução > anarcademia

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/05/23/eua-horizontes-florescem-fronteiras-desaparecem-anarquismo-e-literatura-iidiche/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/05/14/eua-lancamento-there-is-nothing-so-whole-as-a-broken-heart-mending-the-world-as-jewish-anarchists-de-cindy-milstein/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/03/01/eua-licoes-da-historia-medicos-judeus-anarquistas-cuidavam-de-imigrantes-na-filadelfia/

agência de notícias anarquistas-ana

início das chuvas
perto da estação
vagalumes acendem as luzes.

Maria Marta Nardi

One response to “[EUA] Lançamento: O Movimento Anarquista Judeu nos Estados Unidos | Uma Revisão Histórica e Memórias Pessoais”

  1. Henrique

    Me pareceu muito interessante o livro! Espero que saia em português também!