É comum que organizações e movimentos dos trabalhadores enxerguem as eleições como um momento para disputar as candidaturas e conseguir demandas que estão pendentes. Não é nosso caminho. A FOB, a mais de 15 anos, mantêm sua independência frente aos governos que vem e vão enquanto os grandes proprietários e empresários são servidos pelas gravatas azuis ou vermelhas. Acreditamos que disputar a gestão do Estado é um jogo que, ainda que possa garantir pequenas demandas, divide a classe mais do que unifica para a luta. Não acreditamos também que as eleições são um momento oportuno para divulgar nossa proposta de organização. Que melhor maneira de divulgar uma proposta do que realizar ela? Já que nosso projeto não passa por dentro do Estado, seria uma confusão desnecessária entrar neste jogo para apontar para a porta de saída. Buscamos praticar o que dizemos. O povo pode tudo quando está unido. Pois será através da união do povo que vamos pavimentar o caminho para uma vida digna. Será através de sua ação direta, das organizações nos seus locais de trabalho, estudo e moradia.
Deste modo, frente as eleições municipais de 2024, a FOB – Federação das Organizações Sindicalistas Revolucionárias do Brasil, convoca a classe trabalhadora para a campanha Não Vote, Lute sob o lema “O povo organizado tem mais poder do que qualquer político”. Ela deverá ocorrer entre 16 de agosto até 27 de outubro de 2024. Neste período deverão ser realizas atividades de agitação e propaganda sobre o tema da campanha, além de buscar realizar ações reivindicativas pressionando os governos municipais a atender demandas dos locais de trabalho, estudo e moradia organizados. Isto é mais relevante ainda por conta que nas eleições municipais é onde os candidatos utilizam direitos básicos como moeda de troca para suas candidaturas: habitação (telhas e sacos de cimento), consultas na saúde pública, empregos, pavimentação de ruas, saneamento etc.
Ainda que a decisão de realizar esta campanha tenha sido debatida amplamente em toda federação, deve-se observar cada contexto local para sua realização ter resultado positivo na organização. Nenhum filiado da FOB deverá ser repreendido por votar ou não votar, assim como se posicionar pessoalmente, desde que não vincule este posicionamento à organização. A campanha, então, é realizada pela livre adesão dos filiados e parceiros da luta.
Seguindo as deliberações da plenária nacional da FOB de 2021, é importante reforça que devemos priorizar as alianças táticas no trabalho de base ao invés de realizar articulações com agrupamentos ideológicos que nos distanciam de nosso objetivo enquanto sindicalistas revolucionários.
Na página lutafob.org/naovotelute2024 será disponibilizado materiais e orientações gerais para a campanha.
Viva a classe trabalhadora! Avante!
Orientações Gerais
Período: 16 de agosto à 27 de outubro de 2024
Atividades Sugeridas:
Rodas de Conversa / Cine debates / Seminários / Muralismo / Batalhas de Rap e outras manifestações populares / Atos e passeatas / Panfletagem / Pintura de camisas
Materiais:
Cartazes / Cartazes A4 simples / Panfletos / Comunicado Nacional em Panfleto A5 / Hashtags: #naovotelute
lutafob.org
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/08/16/contra-a-miseria-politica/
agência de notícias anarquistas-ana
Rastros de vento,
escuridão de brasas,
um salto suave.
Soares Feitosa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!