[Espanha] “Muros de Bitácora”, intervenções murais no espaço público

Memória é patrimônio

Em Murs de Bitácora Ilustramos os episódios de nossa história nas ruas de povoados, bairros e cidades.

Memória coletiva. Pintamos para recuperá-la, reivindicá-la e celebrá-la.

Visibilizar e realçar, mediante intervenções murais no espaço público, os episódios próprios da memória coletiva de cada comunidade.

Construir, desde a ação local, um mapa global da memória coletiva popular com Murs de Bitácora.

Registrar e “mapear” com as intervenções em todo o território, a pluralidade e riqueza do patrimônio memorial e a memória coletiva.

  • Usar a cultura e a arte urbana como uma ferramenta de coesão social e pedagógica que contribua para a construção e fortalecimento da própria identidade mediante recuperar nossa história.
  • Difundir e aproximar a arte urbana como uma disciplina transformadora, capaz de dignificar o espaço público e aportar valores positivos aos indivíduos e às comunidades.
  • Recuperar o espaço público como um espaço vivo com/de/pelas coletividades, um entorno de intercâmbio, enriquecimento e reflexo das inquietudes e necessidades de sua cidadania.
  • Materializar com intervenções artísticas todos aqueles processos participativos que revisam, reivindicam e difundem o patrimônio não tangível que é a memória.
  • Aportar material pedagógico à comunidade educativa do entorno. As intervenções de Muros de Bitácora resultam um evento próximo ao alunado que incentivam um amplo leque de atividades educativas.
  • Criar um mapa de murais que projete uma visão de conjunto de todos e cada um dos fragmentos e episódios da memória, possibilitar itinerários cujos murais ilustrem a história nos cenários em que aconteceu.

>> Mais infos: mursdebitacola.com

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Eu afogo as distâncias
constantes abismos
montanha ou labirintos.

Anfrangil