Na sexta-feira, 13 de setembro se projetará na sede de nossa fundação em Madrid o documentário Élisée Reclus. La passion du monde. Para a ocasião contaremos com a presença de seu diretor, Nicolas Eprendre, membro de Radio Libertaire (França)
O documentário La passion du monde nos convida a seguir os passos do geógrafo e anarquista francês Élisée Reclus. Nicolas Eprendre se aproxima de sua figura e nos convida a percorrer esta apaixonante viagem. Uma oportunidade para ver o filme, conhecer o legado de Reclus e falar em primeira mão com seu autor, na sede da FAL em Madrid, às 19 horas.
La Pasión del Mundo é o motivo central da vida de Elisée Reclus, geógrafo e anarquista francês (1830-1905), grande viajante, reconhecido cientista e homem de convicções. Convicções que guiaram sua vida, sem violência, mas sem desviar-se jamais do que ele acreditava certo, com risco de confronto (A Comuna de Paris), de prisão e numerosos exílios.
Sinopse
Fundador da Geografia social, Élisée Reclus explora a evolução de paisagens e territórios à luz da história dos povos. O geógrafo e anarquista Reclus “viaja pelo mundo como um homem livre”, e decifra todas as formas de dominação: política, religiosa, social, racial ou patriarcal.
O desafio era dar vida aos pensamentos de um homem do século XIX, através da poesia das imagens e a magia dos textos…
…Com testemunhos de Hélène Sarrazin (biógrafa), Kenneth White (escritor), Philippe Pelletier e Fédérico Ferretti (geógrafos), traça-se um retrato de um geógrafo sem fronteiras, de um revolucionário preocupado por seus similares e seu entorno. Definitivamente, Um homem do século XXI!
>> Trailer do documentário “Elisée Reclus – La passion du Monde” de Nicolas Eprendre:
https://www.youtube.com/watch?v=kReyhq6Youw
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Sombra no mato
passarinho assovia —
avencas ao vento.
Mô Schnepfleitner
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!