[Espanha] Andrés Cabrera, o ‘youtuber’ anarquista: “Se sua vida é uma merda, não grite com um árbitro, grite com seu chefe”.

O jornalista, que deu uma guinada depois de ganhar meio milhão de seguidores como criador de conteúdo esportivo, publica seu primeiro romance, “Monrovia”, enquanto produz uma série de documentários sobre aldeias autogeridas

Por Jaime Lorite | Madri – 04 JUL 2024

Muitos graduados em jornalismo levam anos para encontrar, se é que conseguem, a estabilidade desejável na profissão para a qual foram treinados. Andrés Cabrera (Madri, 32 anos), logo após concluir seus estudos na Universidade Complutense, buscou seu espaço fora da mídia tradicional e se tornou um dos precursores do jornalismo esportivo on-line com canais como Campeones e Charlas de fútbol, ambos no YouTube, junto com Guillermo González e Juan Arroita. “Em três anos, foi um fenômeno no mundo de língua espanhola, alcançamos meio milhão de seguidores. É uma loucura poder viver disso, porque em uma situação como essa, muitas marcas estão procurando por você”. Mas Andrés, que evita os parâmetros da meritocracia e é rápido em apontar que “ganhar a vida com isso é a exceção e haverá pessoas que farão isso melhor sem serem bem-sucedidas”, reconhecendo que não estava feliz.

“Eu chegava em casa e me sentia vazio. Eu estava deprimido. Tínhamos que produzir mais vídeos, gerar mais visualizações, não podíamos nos dar ao luxo de parar. Com seus fins de semana “hipotecados” pelo futebol, o jornalista também viu sua vida pessoal reduzida a um círculo de contatos com os quais tinha pouco em comum. “Venho de uma família da classe trabalhadora. De repente, entre 2014 e 2016, eu estava indo muito bem no meu trabalho como jornalista e comunicador e me vi com pessoas com as quais eu não estava acostumado a lidar, até mesmo youtubers com conversas que não eram nada parecidas com as que eu tinha com meus colegas de toda a vida. Eu me sentia como alguém de fora”, lembra ele. “Também não tínhamos chefes, mas tínhamos reuniões com pessoas com códigos de que eu não gostava, muito falsos, que só queriam arrancar dinheiro de você e fingiam se preocupar com você. Um episódio ficou na minha memória: tomar um café com um empresário que deixou uma gorjeta de 10 euros, como uma demonstração absurda de poder, de olha como eu tenho dinheiro de sobra”.

Uma breve estadia em um centro social ocupado em Atenas, onde ele chegou por meio de amigos, é o ponto de não retorno que ele estabelece em seu processo de conscientização. “Eu estava em um momento completamente diferente da minha vida em Madri, mas meus amigos estavam passando por algo assim diariamente. Eu não esperava por isso. Vi coisas que nunca tinha visto antes, estruturas de poder violentas que me fizeram pensar. Comecei a ler certos textos, me identifiquei com eles e, em 2019, decidi deixar o jornalismo esportivo. Entrei para a CNT e participei de projetos como uma estação de rádio gratuita, uma horta coletiva e uma biblioteca social em Granada. Agora, Cabrera publicou seu primeiro romance, Monrovia (Distrito 93), no qual reflete indiretamente as questões, inseguranças e também contradições com as quais viveu nos últimos anos.

À maneira de um romance de ideias, Monrovia baseia-se essencialmente em uma série de diálogos entre uma jovem, Marta, seu pai Leo e seu amigo Marcos, enquanto, escondidos em um navio de contêineres, os três fogem de seu país, onde houve uma escalada do autoritarismo. Diversos episódios em flashback abordam esse contexto. Para tornar a história universal, o livro não especifica qual país está envolvido. “A Monróvia fala muito sobre contradições e eu me sinto muito orgulhoso, porque é importante saber que a consciência é uma coisa e as contradições são outra. Marta tem um discurso muito forte, mas ela se sente traidora de seus amigos e sua personalidade cansa as pessoas que não estão no mesmo ponto vital. Não podemos ser perfeitos como pessoas ou como revolucionários, o que temos de buscar são ferramentas coletivas. Duas mãos entre 47 milhões de habitantes é pouco, mas em sua aldeia ou bairro elas têm influência para impedir um despejo, organizar-se em uma assembleia ou em um sindicato”.

Embora admita ter colocado a maior parte de sua ideologia no personagem principal, o escritor dispersou suas preocupações e experiências em todos os seus personagens. Por exemplo, em Marcos, um professor que dirige um programa de música em uma estação de rádio local até começar a receber ameaças, há certos ecos de sua biografia. “Há um momento em que estou fazendo vídeos no YouTube que muitas pessoas assistem toda semana e começo a dar pequenas pílulas políticas. Isso faz com que eu receba alguns comentários ou e-mails ameaçadores. Talvez não sejam muitas pessoas, mas isso o coloca em alerta, porque não é irracional encontrar-se em um campo de futebol com a pessoa que lhe enviou a ameaça”, explica. “Com o livro, tento tornar compreensível a posição de Marcos, que sabe que o mundo é injusto, não consegue enfrentá-lo, passa o verão sem sair de casa e toma a decisão lógica de ir para longe. Em certos momentos de minha vida, já estive na situação de: eu penso assim politicamente, mas o mundo caga para mim, então é melhor eu não me envolver”.

Uma das inspirações claras que Andrés reconhece é a escritora e colunista Layla Martínez, cujo ensaio Utopia não é uma ilha (2020), uma jornada histórica por “vitórias amargas e fracassos gloriosos” por meio de experiências como sociedades piratas ou pan-africanismo, cita implicitamente no livro. “Muitas pessoas imaginam o fim do mundo antes do fim do capitalismo. Gostei muito da ideia de Layla de reivindicar e comemorar as vitórias, porque, caso contrário, não podemos pensar que algo pode ser alcançado”, reflete ela. “Se pensarmos apenas nas derrotas, acabaremos paralisados e desistindo. Temos a tendência de pensar que as utopias são inatingíveis, mas já vivemos em uma, a dos capitalistas. Eles imaginaram um mundo em que ninguém tocaria em seus órgãos de poder ou em sua propriedade privada, e conseguiram transformá-lo em realidade”.

Sobre o caminho de Labordeta

Descobrir como as mudanças são possíveis e como existem organizações sociais bem-sucedidas fora do capitalismo é precisamente o objetivo de Una utopía en la mochila, uma série de documentários informativos que Andrés Cabrera iniciou em 2023. No momento, ela consiste em dois episódios longos (mais de 90 minutos cada), o primeiro sobre um vilarejo autogerido em Huesca – que ele não identifica para evitar visitas inesperadas ou repressão como a sofrida por Sasé, também na província de Huesca, nos anos 90 – e o segundo sobre Almócita (Almeria), que segue um modelo de democracia participativa, com uma moeda social e uma cooperativa de energia. Embora sua narrativa seja orientada para o formato de podcast, os capítulos são apoiados pelo YouTube, quase sem mostrar rostos, para que o espectador possa ver com seus próprios olhos o funcionamento e a materialização desses projetos coletivos. Desde o título, uma alusão direta ao programa da TVE Un país en la mochila (1995-2000), até as músicas de abertura e encerramento (Somos e Canto a la libertad, respectivamente), Cabrera deixa explícita sua dívida com o cantor, compositor, escritor, político e professor aragonês José Antonio Labordeta.

“Labordeta era um grande comunicador e, como pessoa politicamente influente, eu o considero muito interessante. Em Un país en la mochila, ele deixou mensagens muito importantes, sem dizer a você o que fazer, apenas mostrando outros modos de vida e, é claro, se posicionando contra a injustiça”. Cabrera não hesita em descrever o escopo de sua série como “minoritário”, em comparação com a época em que ele comentava, analisava e informava sobre futebol. Mas ele não se importa. “Vindo do jornalismo esportivo, eu tinha uma amálgama bestial de seguidores e alguns não toleravam nada, como o refrão de não misturar futebol e política. Continuei nessa linha e foi por onde passei. Houve muitos que pararam de me seguir e outros que, tendo me seguido por dez anos por causa do futebol, continuaram assistindo ao que eu faço, porque gostam, entendem ou se interessam pelo assunto. Esses são os menos numerosos, claramente, a maioria deles foi embora. Mas agora, quando me posiciono com algo como as 6 de La Suíça, não recebo críticas ou ódio, porque as pessoas que me seguem esperam esse conteúdo e sabem quem eu sou. Sinto-me mais à vontade. Tomei uma boa decisão”.

Andres mantém um pequeno espaço profissional dedicado ao esporte, o podcast Koppola. “Começamos em 2018, quando eu já tinha alguma certeza de para onde queria levar minha vida, e é um espaço mais irreverente, com amigos de carreira para que eu pudesse falar o que quisesse e até criticar coisas do jornalismo esportivo que eu não poderia falar em outras áreas”, explica. Ele também esclarece que, embora tenha se distanciado, não compartilha “da visão elitista daqueles que dizem que o futebol é o ópio do povo ou que todos os que acompanham futebol são bezerros”. “Na vida, tem de haver espaço para o lazer, e se esse é o seu lazer, tudo bem. Mas você tem de ver as coisas como elas são. Já chorei pelo futebol, de alegria e de tristeza, e em que momento ele canalizou outras frustrações? O fato de sua vida ser péssima de segunda a sexta-feira não justifica gritar com um árbitro no sábado. Talvez você tenha que gritar com seu chefe.”

Profissionalmente, ele admite ter algumas lembranças ruins, como a “desumanização” que sofreu como estagiário ou o machismo de parte do setor: “Eu não gostava de redações esportivas. Em uma mídia em particular, não contratavam mulheres porque o chefe dizia que elas atrapalhavam”. Entretanto, seu amor pelo futebol e sua dedicação a ajudaram a desenvolver outros interesses. “Sempre me interessei pelo futebol como um fenômeno sociológico. Por meio da história, é possível entender muitas coisas sobre o futebol e vice-versa. Por exemplo, a guerra dos Bálcãs e os grupos ultras na antiga Iugoslávia”. Em 2020, ele lançou o ¡Menuda historia!, um podcast em que pôde dar vazão à leitura e à documentação sobre a história mundial que vinha cultivando há algum tempo.

“Achei gratificante ver que muitas pessoas reconheceram meu trabalho, vindo do jornalismo esportivo, fazendo outro projeto e que também gostaram dele. Eu me martirizava bastante para ler, mas tudo bem, acho que é preciso continuar aprendendo mesmo quando se tem 80 anos. Quando você para de aprender, começa a ficar entediado. Andrés certamente não fica entediado. Ele conta que acabou de passar vários meses em um vilarejo autogerido, fala sobre a emoção que sentiu ao comer tomates que ele mesmo plantou e como se libertar do “medo de cometer erros” típico da iniciativa privada, “por causa das perdas ou das repreensões que isso poderia acarretar”, o ajudou a assimilar com entusiasmo o funcionamento da biblioteca social em que trabalhava em Granada. Aprender com a liberdade “de não olhar o mundo de forma capitalista”, ele enfatiza, sem ser guiado pelo lucro econômico em si. E depois, é claro, para disseminar o que ele aprendeu.

Fonte: https://elpais.com/icon/2024-07-04/andres-cabrera-el-twitcher-anarquista-si-tu-vida-es-una-mierda-no-grites-a-un-arbitro-grita-a-tu-jefe.html?ssm=TW_CC

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Ufa! que parece
que a gente vai caminhando
com o sol às costas!…

Jorge Fonseca Jr.

Leave a Reply