Não importa quem vença as eleições, os movimentos sociais e as lutas populares nunca vão sair ganhando.
A cada dois anos muitas pessoas dedicam uma quantidade enorme de tempo, energia e recursos materiais para tentar eleger candidaturas com a esperança de melhorar as condições de vida da população. Mas esse é um jogo que não podemos vencer. Se alguma representante de movimentos sociais for eleita, ela terá que conciliar com as elites políticas e financeiras que criaram esse sistema para conseguir alcançar seus objetivos mais moderados. Qualquer mudança mais radical dentro do sistema então, é impossível, pois ao usarmos as instituições do Estado sempre vamos reproduzir as dinâmicas de opressão e violência inerentes a essas instituições.
Nossa situação piora a cada dia que deixamos de lutar esperando alguma mudança institucional ou uma conjuntura mais favorável. Mas temos uma alternativa: podemos começar a construir o mundo que queremos agora mesmo, com nossas próprias mãos. Organize-se coletivamente! Viva como você gostaria de viver e vamos enfrentar juntas o Estado e os capitalistas quando tentarem nos impedir de transformar este mundo.
>> Assista o vídeo em: https://antimidia.org/os-movimentos-sociais-perderam-as-eleicoes/
agência de notícias anarquistas-ana
Vê como se atraem
nos fios os pingos frios!
E juntam-se. E caem.
Guilherme de Almeida
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…