[EUA] Roubar um banco é uma honra (Pré-venda)

Lucio Urtubia (Autor); Paul Sharkey (Tradutor); Philip Ruff (Prefácio)

Pela primeira vez em inglês, a autobiografia do revolucionário fora da lei que colocou o Citibank de joelhos.

Em 1981, Lucio Urtubia recebeu uma mala cheia de dinheiro dos executivos do Citibank, entregou as placas que havia usado para falsificar 20 milhões de dólares em cheques de viagem e foi embora impune. Esta é a verdadeira história do mais famoso Robin Hood do século XX, um anarquista por toda a sua vida, que roubou dos ricos para doar às lutas de libertação em todo o mundo.

Nascido em uma família pobre no País Basco, Urtubia foi recrutado para o exército de Franco antes de fugir para o exílio em Paris, onde trabalhou como pedreiro durante o dia e colaborou com os anarquistas catalães à noite. Logo ele estava planejando assaltos a bancos para financiar a luta espanhola, roubando armas e planejando a fuga de combatentes da resistência. Após as revoltas de maio de 1968, Urtubia abriu uma gráfica, produzindo panfletos políticos enquanto secretamente falsificava passaportes e contracheques de trabalhadores – até que descobriu o esquema que o tornaria famoso. “Ladrão que rouba ladrão tem mil anos de perdão!”, declarou Urtubia. Durante décadas, ele canalizou apoio para organizações como as Brigadas Vermelhas da Itália, o grupo Baader-Meinhof da Alemanha Ocidental, os Panteras Negras nos EUA e os separatistas bascos do ETA.

Contado com o calor e o humor fluidos de Urtubia, “Roubar um banco é uma honra” [To Rob a Bank Is an Honor] narra as histórias de vida e as convicções políticas de uma figura de grande envergadura no centro de uma era incendiária.

Lucio Urtubia (1931-2020) foi um pedreiro, antifascista, falsificador, ladrão de bancos e anarquista. Nascido no País Basco, viveu a maior parte de sua vida em Paris. Conheceu sua esposa, Anne Garnier, durante os eventos de maio de 1968 e juntos tiveram uma filha. Em 1991, eles abriram um centro social anarquista no bairro de Belleville, em Paris, chamado L’Espace Louise-Michel, que continua funcionando após sua morte. A vida de Urtubia foi tema do documentário Lucio (2007) e do filme da Netflix A Man of Action (2022).

Paul Sharkey disponibilizou um vasto conjunto de obras anarquistas em inglês, incluindo as de Peter Kropotkin, Errico Malatesta, Nestor Makhno e muitos outros. Ele mora na Irlanda.

Philip Ruff é um historiador e o autor de “Uma Chama que se Avoluma: A vida e o contexto do elusivo anarquista letão Pedro, o pintor” [A Towering Flame: The Life & Times of the Elusive Latvian Anarchist Peter the Painter].

Editora: AK Press

Formato: Livro

Páginas: 264

Lançamento: 3 de dezembro, 2024

ISBN-13: 9781849355780

$16.50

akpress.org

Tradução > anarcademia

agência de notícias anarquistas-ana

Brisa ligeira
A sombra da glicínia
estremece

Matsuo Bashô

Leave a Reply