O Centro de Cultura Social (CCS) de SP receberá Maria de Lourdes Souza, professora aposentada da rede pública estadual de SP e autora de “Ay Carmela: Cartazes da Guerra Civil Espanhola” (Ed. Appris). Haverá uma apresentação e roda de conversa sobre sua pesquisa para a escrita desse livro.
Durante a Guerra Civil Espanhola, houve um intenso engajamento político de artistas visuais e literatos. Esses produziram farto material de propaganda política, como os cartazes, usualmente utilizados neste período histórico. Eram eficientes como propaganda por serem de produção barata, reprodução rápida, além de possuir ampla visibilidade pois seus suportes eram nas ruas através dos postes e muros. Aliando-se a essas questões, a produção de belíssimas criações nos cartazes os tornaram esteticamente significativos nas artes visuais.
“Guerra Civil Espanhola através dos cartazes”
Data: 12/10/24 (sábado)
Horário: 16h – abriremos às 15h30
CCS – SP: Rua General Jardim, 253 – sala 22 – Vila Buarque – SP (metrô República)
Evento gratuito, presencial e aberto!
Lembrando que no CCS nos orientamos pelos princípios anarquistas, tais como autogestão, apoio mútuo, internacionalismo, anticapacitismo, anticapitalismo e não partidarismo. Não toleramos qualquer tipo de discriminação de raça, gênero ou sexualidade.
agência de notícias anarquistas-ana
Angelus. Dedos da brisa
nas teclas das folhas
adormecem os pássaros.
Yeda Prates Bernis
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata