[Uruguai] José Mujica e a atração irresistível dos “bons” presidentes (mesmo para alguns anarquistas)

Por Raúl Sardo

“Os acontecimentos posteriores mostraram, a cada nova prova, quão desastrosa foi a ilusão da confiança sincera nos bons tiranos, mas quantas vezes essa ilusão se renovou em outras formas, com a monarquia parlamentar, depois com a burguesia republicana e, finalmente, com os socialistas de Estado, que se comprometeram, sucessivamente impulsionados pela excitação popular, a realizar o ideal de liberdade e igualdade dos cidadãos. Esses tesouros serão conquistados, ou nunca serão dados. – (Eliseo Reclus: Man and the Earth-1909)

“Pegue o revolucionário mais radical, coloque-o no trono da Rússia e conceda-lhe poder ditatorial – a ilusão de nossos revolucionários novatos – e dentro de um ano ele será pior do que o próprio imperador.” – Mikhail Bakunin

Tenho visto e ouvido inúmeros artigos de camaradas libertários entusiasmados com José Mujica, ex-presidente do meu país, o Uruguai.

E isso tem me preocupado, porque acho que, embora o anarquismo abranja várias formas de pensar, eu pensava que um dos limites era o Estado e seus administradores.

Mas não, Mujica deslumbrou por ser o “presidente mais pobre do mundo”, apesar de sua última declaração juramentada (2015) (1) declarar uma riqueza de U$S 300.000, sem contar os bens de sua esposa Lucía Topolansky… como disse um camarada: “vale a pena ser pobre!

Como contou um jornalista de esquerda em um programa de rádio há 6 anos (2), Mujica criou um personagem, e a maior parte do mundo – inclusive os companheiros e companheiras – acreditou nele.

Um personagem que parte de fatos reais, pois ele era um guerrilheiro tupamaro e um dos famosos “reféns” da ditadura, todos eles em condições subumanas – não eram os únicos, a maioria era assim, há vários livros e até filmes que ilustram o calvário que viveram.

Mas, de personagem secundário no MLN (Movimiento de Liberación Nacional-Tupamaros), e após a morte de Raúl Sendic pai, o iniciador do Movimento, ele se posicionou como o principal ponto de referência – juntamente com E Fernández Huidobro, que desempenhou um triste papel como Ministro da Defesa – da esquerda “radical” dentro da Frente Ampla, a coalizão de esquerda nascida em 1971.

Alguns dos ex-tupamaros deixaram a FA – como Jorge Zabalza e María Topolansky (3), gêmea de Lucía – permanecendo e militando no exterior com fortes críticas aos governos da coalizão de esquerda.

Sua carreira política meteórica se desenvolveu a partir de pequenos grupos radicais que gradualmente se adaptaram à ideologia centrista da FA, deixando os mais radicais para trás.

Uma vez no cargo, ele desenvolveu toda uma política econômica que deu continuidade à de Tabaré Vázquez – presidente anterior da FA – baseada na entrega dos recursos do país, como a maior propriedade estrangeira de terras da história (4), uma política de “transbordamento” e crédito barato para o consumo, baseada no fato de os ricos darem trabalho aos pobres, mesmo ignorando os direitos ambientais (5) e às custas da contaminação da água e da terra com plantações de soja (6) e a instalação de fábricas de papel, com enormes investimentos do Estado para sua logística, em contratos secretos (7).

Em outras áreas, insatisfeito com alguns sindicatos que não se calaram – especialmente o sindicato dos professores – ele não se acanhou em declarar: “Temos que nos unir e esmagar esses sindicatos, não há outra maneira. Tomara que consigamos tirá-los do caminho” (8), e sobre a questão dos direitos humanos, por um lado, ordenou que um militante, membro de sua organização política, não comparecesse ao Parlamento (2011) quando seu voto era necessário para a anulação da Lei de Caducidade (anistia para os militares da ditadura), embora esse membro, Víctor Semproni, sempre tenha declarado que se tratava de uma decisão pessoal… (9).

Anteriormente, no segundo plebiscito para a anulação dessa lei (2009), houve setores (inclusive o de Mujica) que não apoiaram o SIM, o que levou a uma votação insuficiente de 48% a favor.

Ele recebeu cinco prisioneiros de Guantánamo como contribuição humanitária (10), mas, ao mesmo tempo, declarou: “Para vender alguns quilos de laranjas aos Estados Unidos, tive de pagar por cinco loucos presos de Guantánamo” (11).

Enfim, eu poderia continuar com uma infinidade de exemplos de algo que acredito estar claro para nós, anarquistas, só de conhecer uma pessoa que é política, e mais ainda quando se torna presidente… que percorreu inúmeros caminhos de acomodação, corrupção, etc., para chegar lá.

Mujica – assim como Tabaré Vázquez – deu continuidade a uma linha política inaugurada por Liber Seregni em 1984 – no final da ditadura – quando fez um pacto com os militares para uma saída “ordeira” e impunidade para eles; assim como uma dependência dos movimentos sociais aos ditames da Frente Ampla.

Uma FA capitalista, que não busca mudanças estruturais, funcional – e Mujica um defensor (12) – do sistema.

Desde então, nosso país tem sido um país sem indústria, um país de serviços – turismo, TI – e de exportação de commodities – soja, carne e celulose de eucalipto para as fábricas de papel finlandesas -, com a destruição da educação e da seguridade social, outrora um exemplo mundial, e a pauperização gradual da população invadida pelo narcotráfico – as pessoas que trabalham nele são contadas como “empregadas” (13) – e como centro de lavagem de ativos da América do Sul (14).

Em suma, o progressismo, e principalmente a figura de Mujica, tem desempenhado um papel importante no apaziguamento e na manipulação dos mais fracos, com seu estilo “popular” e “realista”… na minha opinião, mais perigoso do que a direita.

Nada de novo no mundo, e me desculpe, não existem presidentes “bons”…

  1. https://www.infobae.com/2015/04/23/1724323-mujica-declaro-un-patrimonio-us300-mil-dejar-la-presidencia/ ↩︎
  2. https://www.youtube.com/watch?v=s-GDJDX2Bq8&t=1s ↩︎
  3. https://www.subrayado.com.uy/maria-topolansky-critico-su-hermana-y-mujica-ellos-no-fueron-el-hueso-n946907 ↩︎
  4. https://www.sudestada.com.uy/articleId__8de24215-7365-44b7-8cdc-130bcbf17e8c/10893/Detalle-de-Noticia ↩︎
  5. https://www.youtube.com/watch?v=ip0KdvEvwTY&t=53s ↩︎
  6. https://infloridauy.wordpress.com/2013/03/30/uruguay-esta-sufriendo-una-epidemia-de-cancer/ ↩︎
  7. https://movusuruguay.blogspot.com/2024/04/llevara-900-anos-recuperar-lo-gastado.html ↩︎
  8. https://www.busqueda.com.uy/Secciones/Vazquez-declaro-esencial-la-educacion-apoyado-por-los-lideres-del-Frente-Amplio-y-colmado-por-el-accionar-de-los-sindicatos-uc22776 ↩︎
  9. https://laprensa.com.uy/informaci%25C3%25B3n/politica/23647-el-mandato-del-fa-no-me-puede-imponer-a-mi-hacer-algo-para-lo-que-no-tengo-facultades- ↩︎
  10. https://www.gub.uy/presidencia/comunicacion/noticias/mujica-dijo-ayudara-desmantelar-verguenza-humana-sin-afectar-seguridad-pais ↩︎
  11. https://www.subrayado.com.uy/mujica-para-vender-naranjas-eeuu-tuve-que-bancar-5-locos-guantanamo-n55845 ↩︎
  12. https://www.facebook.com/watch/?v=1160072041131236 ↩︎
  13. https://www.lr21.com.uy/politica/437653-malestar-de-ong-por-afirmaciones-de-canepa ↩︎
  14. https://www.sudestada.com.uy/articleId__a7ad3d09-1717-4aab-ab40-9cc8f265fadc/10981/Detalle-de-Investigacion ↩︎

Fonte: https://redeslibertarias.com/2024/09/16/jose-mujica-y-la-irresistible-atraccion-de-los-presidentes-buenos-incluso-para-algunos-anarquistas/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

de momento em momento
tudo que eu digo
se choca com o vento

Camila Jabur

Leave a Reply