Caros amigos e amigas ouvintes,
A Radio Libertaire, assim como cerca de 700 estações de rádio comunitárias em toda a França, está em perigo com a Lei de Finanças de 2025!
Esse projeto de lei prevê uma redução de 35% no financiamento alocado ao Fonds de Soutien à l’Expression Radiophonique (FSER).
Mas o que é exatamente o FSER?
Criado em 1982, o FSER foi projetado para permitir que as estações de rádio comunitárias cumpram, e eu cito, “sua missão de comunicação social local”.
Até 2008, esse fundo era composto pela receita de um imposto baseado nos valores pagos pelos anunciantes pela transmissão de mensagens publicitárias no rádio e na televisão.
Desde 2009, eles vêm de uma alocação fixa do orçamento do Estado e são alocados por ordem do Ministro da Cultura e Comunicação.
Esse procedimento tem sido frequentemente usado pelo Estado para monopolizar recursos que eram gerenciados sem sua intervenção. (Fundo para garantir o regime de pensão, tentativa de assumir as reservas do regime Agirc-Arrco, aquisição dos regimes de seguro-desemprego, Previdência Social, sob o pretexto de déficits, às vezes organizados pelo Estado). É insuportável!
A RL solicita e recebe um “subsídio operacional” anual que, embora automático, exige que ela preencha um grande número de formulários e forneça os documentos de apoio. Ele representa mais de dois terços de seu orçamento.
Como a Radio Libertaire não tem funcionários assalariados e suas atividades são baseadas, vale lembrar, em trabalho voluntário, a maior parte de seu orçamento é gasta em operações.
Para as outras estações de rádio, aquelas com funcionários, será necessário demitir pessoal e/ou abandonar a transmissão DAB+. Para algumas, será simplesmente o fim da aventura.
Sob o pretexto de rigor orçamentário, essa é uma oportunidade de varrer da paisagem os atores independentes ou daqueles que são um pouco rebeldes demais. Nestes tempos de tendências de extrema direita, há motivos para preocupação.
Por enquanto, estamos em contato com as várias organizações que representam as rádios comunitárias, como a SNRL e a CNRA, que já estão pedindo mobilizações.
Você pode nos ajudar fazendo uma doação no site da RL, na guia “nous soutenir” (Apoie-nos): https: //radio-libertaire.org/soutien.php. Mas, acima de tudo, espalhe a notícia e prepare-se para se mobilizar pela Radio Libertaire e por todas as outras estações de rádio que ainda são livres.
O secretariado da Radio Libertaire
radio-libertaire.org
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
folhas no quintal
dançam ao vento
com as roupas do varal
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!