[Alemanha] Antifascista em fuga preso em Berlim

Ações de solidariedade sendo organizadas para com “Nanuk”, acusado de atacar nazistas na Saxônia

Juju Alerta ~

O antifascista Thomas J., também conhecido como “Nanuk”, foi preso por investigadores do Departamento de Polícia Criminal do Estado da Saxônia em Berlim na segunda-feira, 21 de outubro, informa a mídia alemã. Após sua prisão, ele foi levado perante um juiz em Karlsruhe e está sob custódia desde então. Além disso, duas casas foram revistadas em Berlin-Kreuzberg e Berlin-Mitte.

As autoridades estaduais estão atualmente na procura de múltiplos antifascistas escondidos. Supostamente conectados ao caso “Antifa Ost” – no qual um grupo de antifascistas foi condenado a penas de prisão por ataques a nazistas desde 2019. Nanuk é acusado também de participar do ataque de 2019 ao Tribunal Federal de Justiça em Leipzig.

Inicialmente, as investigações sobre o ataque de Leipzig se concentraram na Seção 129a (filiação a uma organização terrorista), que permite poderes investigativos expandidos, como explorar secretamente históricos de bate-papo em smartphones ou grampear apartamentos, como já aconteceu antes no caso Antifa Ost. No entanto, este caso foi encerrado em junho e acusações individuais de incêndio criminoso e danos materiais foram encaminhadas ao Ministério Público.

Ocorrendo logo após a deportação para a Hungria de Maja T, outre antifacista, esta investigação reflete uma nova dimensão de repressão visando indivíduos envolvidos em movimentos antifascistas. Também conectada ao caso de Budapeste está a prisão em maio da antifascista Hanna, em Nuremberg. No caso dela, o Ministério Público Federal está agora tentando fabricar uma acusação de tentativa de homicídio, porque ela teria participado de ataques a fascistas durante uma contramanifestação por ocasião do anual “Dia da Honra” em Budapeste.

Após a prisão de Nanuk, grupos antifascistas organizaram manifestações de solidariedade em várias cidades alemãs. O grupo de solidariedade do julgamento Antifa Ost declarou que as autoridades estaduais estavam tentando “usar a teoria da ferradura para equiparar nossos camaradas aos nazistas que foram atacados”. O grupo de solidariedade enviou também “força a todos aqueles que escaparam com sucesso das autoridades, a todos aqueles atrás das grades e aqueles de fora que continuam a lutar pelas ideias que o estado tenta suprimir”.

Fonte: https://freedomnews.org.uk/2024/10/28/antifascist-in-hiding-arrested-in-berlin/

Tradução > Alma

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/10/29/alemanha-a-deportacao-de-maja-t-policia-saxonica-mobiliza-forcas-antiterroristas-sem-nenhuma-evidencia-concreta/

agência de notícias anarquistas-ana

Pesos de papel
sobre os livros de figuras –
Vento de primavera.

Takai Kitô