Um dos livros que sacudiram o panorama editorial do Uruguai em 2023 chega agora ao estado espanhol pela mão de La Vorágine. “Vidas en rojo y negro” é uma história que começa em uma pequena aldeia da Cantábria e que se escreve em Montevidéu. Ali vive Antonio Ladra, o descendente de uma família humilde e anarquista que pagou com sangue, exílio ou silêncio a ousadia de sonhar e pôr em marcha um mundo mais justo.
Agora, chega a Traficantes de Sueños Antonio Ladra(Montevidéu, 1956), jornalista e escritor com vários livros de investigação publicados, mas também de poesia; também é permanente animador dos festivais de jazz com o Hot Club de Montevidéu, ainda que não toque nem o tambor.
A história que conta em Vidas en rojo y negro é a de sua família, uma das que não tem espaço nos livros de história oficiais. A família Ladra —desde o diminuto povoado de Toñanes (Alfoz de Lloredo, Cantábria)— apostou pela anarquia, pela liberdade e a democracia em uma Espanha sequestrada pelo totalitarismo franquista.
Agora, o filho de Sol Ladra, desde Montevidéu, indaga, relata e traz à luz uma história tão diminuta como heroica, tão necessária como invisibilidade. Este livro faz com que umas vidas qualquer por fim sejam contadas com detalhe e, ao fazê-lo, a morte retrocede, a singularidade aflora.
Este é o último desafio ao silêncio de uma família anarquista que se mantêm firme mas sobrevive estilhaçada pela repressão e a derrota, pela repressão e o exílio, pelo castigo e o silêncio.
VIDAS EN ROJO Y NEGRO
Antonio Ladra
11,00€
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
A felicidade
nem de mais e nem de menos –
Minha primavera.
Issa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!