[Grécia] Atenas: Aqueles que caem no calor da batalha nunca morrem

Em 31 de outubro, o anarquista Kyriakos Xymitiris foi morto por uma explosão em um apartamento no bairro de Ambelókipi, em Atenas.

Somos os únicos que podemos falar por nosso companheiro. Todos nós que estivemos com ele em assembleias, ações, manifestações e conflitos.

Durante anos, Kyriakos esteve constantemente presente em projetos de solidariedade com prisioneiros, no movimento internacionalista contra a guerra, em ações para defender o bairro de Exarchia, em lutas universitárias, na defesa de espaços liberados e ocupados e em todas as lutas sociais e de classe. Ele deu tudo de si nessas lutas, sempre buscando descobrir juntos suas possibilidades mais insurrecionais. Ele não só defendeu teoricamente a luta multifacetada pela liberação social, como também foi sua encarnação mais autêntica.

Kyriakos escolheu lutar até o fim, usando todos os meios para combater o mundo do poder, o estado, o capital, o racismo e o patriarcado. Ele escolheu lutar ao lado dos oprimidos e dos rebeldes, por um mundo melhor, por um mundo de solidariedade, igualdade e liberdade.

Sua perda deixa um grande vazio em sua família e entre seus amigos, entre os compas que estavam próximos a ele, mas também na própria luta, que ele marcou tanto por sua atitude quanto por suas palavras.

O lutador anarquista Kyriakos Xymitiris era um de nós. Defenderemos sua memória e a manteremos para sempre em nossos corações e em cada momento de nossa luta.

“Sei que vocês os consideram inúteis porque o tribunal está armado; mas […] eles devem ser considerados muito, sempre que se considerarem tudo. Eles chegaram a esse ponto: eles mesmos estão começando a considerar seus exércitos como nada, e o mais lamentável é que a força deles consiste em sua imaginação; e pode-se realmente dizer que, ao contrário de todos os outros tipos de poder, quando eles chegam a um certo ponto, podem fazer qualquer coisa que pensem que podem. [1]

Companheiro, nós nos encontraremos novamente nas estradas de fogo, onde você viverá para sempre…

Marianna [2], forte até o ponto da liberdade!

Honra eterna ao companheiro anarquista Kyriakos Xymitiris.

Solidariedade com aqueles que estão sendo processados nesse caso.

anarquistas / comunistas

Assembleia em solidariedade aos lutadores presos, foragidos ou perseguidos

Notas:

[1] Citação de Mémoires du Cardinal de Retz (ed. J. Delon, Paris, Honoré Champion, 2015, tomo VIII, p. 487). Aqui ele está falando com o Príncipe de Condé, no início da Fronde, sobre o povo. Essa citação apareceu em um pôster anarquista popular na Grécia nas décadas de 70 e 80.

[2] Uma companheira, Marianna, ficou gravemente ferida na explosão. Ela está atualmente no hospital sob prisão. Também em conexão com a explosão, outro companheiro, que não estava presente no apartamento, foi preso, e um quarto companheiro está sendo procurado pela polícia.

Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1632529/

agência de notícias anarquistas-ana

Em meio ao capim
de onde sopra o vendaval,
lua desta noite.

Miura Chora