Reduzir a jornada de trabalho para 30h semanais sem reduzir os salários!!
Mais tempo para Família, Menos tempo para o patrão!
A jornada 6×1 é mais uma forma de exploração contra o trabalhador através de uma carga horária abusiva, desgastando trabalhadoras e trabalhadores tanto no trabalho como no seu deslocamento, já que muitos trabalhadores moram longe de seus empregos, se sujeitando a longas viagens de ida e volta para suas casas.
Além de ser exaustiva, também é excessiva, pois o empregado trabalha 6 dias somando 44 horas desempenhadas e tem apenas 1 dia na semana para “viver”, precisando gerenciar seu tempo entre cuidar de sua casa, cuidar de seus filhos e cuidar de si mesmo. Assim, a sobrecarga de trabalho assalariado se acumula com o trabalho para reprodução da vida (doméstico), atribuído em grande medida às mulheres, causando um adoecimento mental e físico conforme o tempo. A qualidade de vida decai sob as condições precárias de trabalho e pelo pagamento de um salário de fome. É preciso não só a redução da carga horária para 30 horas semanais, mas também o fim da jornada 6X1. Precisamos de uma jornada de trabalho justa, poupando problemas mentais e físicos decorrentes dessa exploração, com salários que não sejam reduzidos pela redução da carga horária.
Precisamos de condições dignas que respeitem o trabalhador e seus direitos para que sua vida não seja resumida apenas a trabalhar.
Avançar nas mobilizações!!!
A classe trabalhadora tem se auto organizado e mobilizado para melhorar suas condições de vida e trabalho. O fim da escala 6 x 1 ganhou as ruas assim. É FUNDAMENTAL somarmos nessa luta, pelo fim dessa escala e pela redução da jornada de trabalho de 44h para 30h semanais no sistema de 4 dias de trabalho e 3 de folga (4×3).
Por isso, nos somamos a essas mobilizações e chamamos todas e todos trabalhadoras e trabalhadores a se organizarem em seu ambiente de trabalho em comissões para agitação e propaganda chamando para mobilização e greve nacional pelo fim do 6×1. É necessário ainda que essas mobilizações sejam baseadas na ação direta, estratégia do Sindicalismo Revolucionário, com greves, piquetes, barricadas e ocupações. Não podemos confiar nenhum minuto no parlamento. Só a força das ruas que pode conseguir a vitória.
Contra a escala 6×1: Participe dos atos e organize-se. Construa a FOB!
lutafob.org
agência de notícias anarquistas-ana
Dia de primavera –
Os pardais no jardim
Tomam banho de areia.
Onitsura
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!