O Groupe Antifasciste Lyon et Environs (GALE) foi formado em 2013 após a morte de Clément Méric. Em 2022, o governo iniciou um processo para dissolver o grupo. A dissolução foi inicialmente suspensa pelo Conselho de Estado, mas foi finalmente aprovada em novembro de 2023. Em “À bas l’état, les flics et les fachos” (Abaixo o Estado, a polícia e os fascistas), Olivier Minot registra as palavras dos ativistas do GALE e conta quinze anos de lutas antifascistas, anarquistas e autônomas em Lyon.
Já falamos sobre Olivier Minot aqui, um entusiasta do rádio que frequentemente deixa seu microfone nas manifestações em Lyon. Desta vez, é a História Oral do GALE. que ele está nos oferecendo em forma de livro, publicado pela Burn Août. Esse relato fascinante analisa a última década pelos olhos de sete ativistas do Groupe Antifasciste Lyon et Environs [Grupo Antifascista Lyon e Arredores] e de outras vozes dissidentes com uma visão política ou estratégica diferente.
Esses protagonistas da luta antifascista relatam os muitos eventos que marcaram a vida política de Lyon nos últimos anos, até a perseguição policial e a dissolução do grupo em março de 2022, confirmada em novembro de 2023 pelo Conselho de Estado (e que atualmente está sendo contestada no Tribunal Europeu de Direitos Humanos).
De brigas e prisões a amizades e glórias, o livro é uma verdadeira virada de página, proporcionando uma melhor compreensão desses ativistas, mesmo que você não compartilhe necessariamente de todas as suas análises. Uma leitura obrigatória se você estiver interessado na vida política de Lyon.
Você pode fazer o download do livro (gratuito) no site da editora, encomendá-lo em sua livraria favorita ou na loja Burn-Août:
https://boutique.editionsburnaout.fr/fr/accueil/15–a-bas-l-etat-les-flics-et-les-fachos-.html
Fonte: https://villemorte.fr/a-bas-letat-les-flics-et-les-fachos/
agência de notícias anarquistas-ana
Trovão –
Ontem à leste,
Hoje a oeste.
Kikaku
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!