Os dois ativistas que foram julgados após serem acusados pela Ertzaintza de uma falta grave de desobediência após subir e acorrentarem-se nos muros do Governo Militar de Bilbao, finalmente foram absolvidos de uma petição de multa de 700 euros a cada um em sentenças separadas pronunciadas pelas magistradas dos tribunais de instrução 3 e 4 de Bilbao.
Durante aquela ação quatro ativistas subiram nos muros do quartel militar de Juan de Garay e abriram duas faixas. Em uma se lia: “Gasto militar: 43.000 milhões €” e na outra: “#EragozpenFiskala #ObjecionFiscal”, acompanhada de um gráfico que comparava o custo de um tanque Leopard com o de seis colégios. Desde então, este gasto aumentou de maneira alarmante, alcançando os 60.576,75 milhões de euros em 2023.
A ação pela qual ativistas foram denunciadas faz parte da campanha de objeção fiscal ao gasto militar (#EragozpenFiskala). Este ato de desobediência civil consiste em deixar de pagar uma parte dos impostos que o Estado destina ao exército, redirigindo essa quantidade para iniciativas transformadoras e solidárias ao realizar a declaração da renda na campanha que está a ponto de finalizar.
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Canta alegre o sabiá
faz folia o bem-te-vi
— natureza assovia
Rogério Viana
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!