Na XIV Feira Anarquista de São Paulo foi lançado o nº 4 da Revista do Centro de Cultura Social, cujo tema é “1934 – 2024 antifascismo”.
Neste ano de 2024 comemoramos os 90 anos da Batalha da Praça da Sé, ocorrida em 7 de outubro de 1934, acontecimento que se tornou um símbolo da luta antifascista no Brasil. A sua história está contada em detalhes no livro Notas sobre a presença de Simón Radowitzky na Argentina, Uruguai e nos eventos da Praça da Sé, de Alexandre Samis, publicado também pelo Centro de Cultura Social.
Se o século XX assistiu à ascensão de regimes autoritários, esta segunda década do século XXI tem sido marcada pelo avassalador recrudescimento da ultradireita e de seu ideário, a despeito das denúncias, manifestações de repúdio e condenações às atrocidades que cometeu no passado.
Neste número contamos com artigos escritos por companheiros do Uruguai, Argentina, Cuba, França, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Itália, tais como Mário Rui Pinto, Tomás Ibanez, René Berthier, Philippe Pelletier, Terzilia Lanzillotti, Stardust, Boris Milián Dias.
Sobre a resistência anarquista no Brasil, procuramos focalizar como as lutas indigenistas, o abolicionismo penal, o antirracismo, o anarcofeminismo, as questões de gênero e sexualidade, têm respondido à avalanche conservadora e reacionária que tem tomado conta do país, com artigos escritos por Guilherme Falleiros, Dina Alves, Samantha Lodi e Luísa Amaral.
Desejamos uma ótima leitura. Mais infos:
https://www.instagram.com/centro_de_cultura_social/
agência de notícias anarquistas-ana
Entre haicais e chuva
Súbita inspiração:
Um trovão.
Sílvia Rocha
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!