A apresentação será esta sexta-feira, 29 de novembro de 2024, às 19h00. Haverá música ao vivo, exposição de obras e palestra com autores. Será na Biblioteca Popular José ingenieros. Ramírez de Velasco 958, Buenos Aires.
Os esperamos
Editorial
Micelio é um projeto coletivo e independente que surge da necessidade e o desejo de pôr em circulação estudos e reflexões sobre o anarquismo. O projeto que se tece por detrás das folhas impressas representa a vontade de gerar um ponto de encontro que conecte e ponha em diálogo diferentes olhares.
O micelio cresce subterraneamente, vai tecendo uma trama vital que se espalha em avanços e retrocessos; não busca esconder-se mas se mantém oculto aos olhos dos desprevenidos e brota na superfície de forma anárquica, livre e bela.
Esta publicação, que resolvemos chamar Micelio, Revista de Estudos Libertários, também tenta tecer uma trama e busca ser uma ferramenta para conectar perguntas, investigações, experiências e reflexões entre os que se encontram construindo espaços libertários.
Micelio pretende, através da publicação de artigos de investigação, ensaios e intervenções literárias, reunir aportes que nos convidem à reflexão e à ação. Entendemos que tomar a palavra —escrita neste caso— e pô-la em circulação é uma forma de ativismo. A pandemia fez estragos em nossas vidas e em nossas redes, e sem renunciar à virtualidade como ferramenta, nos interessa voltar ao encontro, aos debates e às discussões que sempre ocasionaram a prolífica produção escrita do anarquismo.
Por isso, quisemos que Micelio circulasse de mão em mão para estabelecer um ponto de contato entre os interessados nas ideias anarquistas: em suas trajetórias, em suas propostas estéticas, em sua crítica social, em suas contradições e sentido revolucionário.
Estas folhinhas tentam superar as dicotomias e preconceitos a respeito de quem pode tomar a palavra e falar desde e sobre anarquismo, priorizando as intervenções que promovam a natureza interconectada do micelio, do anarquismo, onde os intercâmbios horizontais fortalecem a projeção do mesmo.
As significativas investigações sobre o anarquismo desenvolvidas nas últimas décadas dão conta do interesse que as ideias e as práticas sociais implantadas pelos libertários têm na atualidade. O resgate de sua história e a reinterpretação de suas conceitualizações são lidos ao calor dos acontecimentos contemporâneos, ponderando a capacidade que o pensamento ácrata tem para olhar as diferentes esferas das sociedades.
O propósito da Micelio é impulsionar a circulação de saberes e reflexões sobre o anarquismo produzidas contemporaneamente, com a pretensão de amplificar as vozes, propiciando um intercâmbio frutífero e colaborativo que contribua à análise crítica do e desde o anarquismo.
Muitas vezes as produções acadêmicas ficam em um círculo reduzido sem chegar aos que protagonizam aquilo que se estuda, obturando a utilidade do trabalho científico e a retroalimentação. Outras vezes, as vozes do ativismo, são ignoradas nas narrações de sua própria experiência, abonando a ficção da separação entre teoria e ação. Esperemos que Micelio seja um lugar onde pôr em jogo algumas destas questões, uma revista onde receber contribuições de quem tem algo a dizer sobre a anarquia e que paralelamente possa ser visitada por quem busca saber dela.
Neste sentido nos esforçamos para que seu conteúdo, sem perder complexidade, seja amável. Cremos que conhecer mais sobre os anarquismos de outrora e também do contemporâneo pode ser um aporte para seguir pensando-nos.
Por outra parte e como parte das necessidades que movem o micelio, o projeto se inscreve em um contexto onde o mote de libertário está sendo usado por propostas reacionárias, provenientes do liberalismo mais reacio à intervenção estatal expresso em posições políticas de extrema direita. A apropriação do termo libertário por um setor político que se encontra nas antípodas das concepções emancipatórias promulgadas pelo anarquismo é uma batalha que não estamos dispostos a abandonar, daqui a afirmação do caráter da revista:
Revista de Estudos Libertários.
https://www.instagram.com/micelio.revista.libertaria/
https://miceliorevistalibe.wixsite.com/micelio
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/09/24/argentina-acratas-de-salta/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
sussurro um ruído
(farfalhar de qualquer folha
ao pé de um ouvido)
Bith
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!