Para comemorar seu acordo militar e a participação da Coreia do Norte na guerra contra a Ucrânia, Vladimir Putin presenteou o ditador Kim Jong Un e o povo coreano com uma série de animais. Uma leoa africana, 2 ursos marrons, 5 cacatuas brancas, 40 patos mandarins, 25 faisões de diferentes espécies… 70 animais serão transferidos do Zoológico de Moscou para o Zoológico de Pyongyang, na Coreia do Norte.
Essa é a quarta troca de animais selvagens entre a Rússia e a Coreia do Norte desde o início do ano, de acordo com o Courrier international. Essas transferências de animais são um sinal da aproximação política e militar entre os dois países e ilustram como os ditadores veem os seres vivos: como uma simples moeda de troca para transações diplomáticas destinadas a torná-los cada vez mais poderosos.
E quanto ao bem-estar desses animais selvagens? O zoológico de Pyongyang que os abriga tem sido alvo de críticas: há um chimpanzé fumante de cigarros, cães inteligentes, pombas que patinam… Descrito pelo guia Lonely Planet como “um lugar deprimente e desinteressante, que deve ser evitado a todo custo“. Diz-se que o zoológico central de Pyongyang foi usado como locação para um filme horrível com lutas autênticas até a morte envolvendo espécies protegidas.
agência de notícias anarquistas-ana
Gripe forte? Não!
Apenas adormeci
entre espirradeiras.
Leila Míccolis
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!