Rio Capital da Segregação – Campanha Contra o G20

Rio de Janeiro, cidade onde problemas não faltam, sitiada por armas, poderes e interesses se vivencia no cotidiano uma profunda segregação social e racial com suas raízes na escravidão. A natureza que resiste a tanto concreto é reservada e utilizada como vitrine da cidade maravilhosa, onde só desfruta de suas maravilhas quem detém um bom dinheiro… Como consequência de sua caótica desigualdade a indústria do medo se faz muito presente, propagandas de carros blindados, sistemas de segurança e o aprofundamento da mentalidade de isolamento-capitalista voltada para a classe média enquanto o dinheiro dos verdadeiros burgueses se concentra em seus projetos de devastação da terra e egocêntricos luxos. As infraestruturas do Estado e suas ‘garantias’ só existem na zona sul, ou seja, na área vitrine, nas outras regiões impera o abandono por parte do estado e uma espécie de ‘ancapistão’, facções e milícias competem pelo controle, poder e dinheiro assim como a igreja que faz da miséria e desesperança seu negócio.

Quem vive nas periferias ou transita realmente pela cidade, sabe que as bandeiras do G20, ‘sustentabilidade e combate as desigualdades’ são mentiras descaradas, um cinismo mórbido frente ao papel do estado em manter as coisas no RJ assim mesmo como são, alimentando as imagens de mais uma indústria muito explorada na cidade, a do espetáculo, que em simbiose com o governo Lula apresenta uma cara bonita e pacífica, mas que é sustentada pela exploração e violência contra o povo marginalizado e da devastação da terra. Espetáculo este que parece refletir também em alguns movimentos sociais e na esfera anarquista, vide a dificuldade e empecilhos colocados por alguns dos mesmos para uma organização de uma campanha contra o G20, o espetáculo e o medo se fazem presentes dentro de grupos e siglas que reivindicam o anarquismo. A repressão e violência policial pós 2013 deixaram traumas até hoje não resolvidos o que acreditamos está na hora de superar!

Vivendo e vendo todo este contexto complexo resumido nas últimas linhas, entre poucas individualidades e com o que tínhamos em mãos levamos adiante nossa campanha de rechaço ao G20, aos donos do poder, ao capitalismo e ao estado, com adesivos, panfletos e pixações pela cidade.

Que o espetáculo e o medo jamais nos paralisem!!

Anarquistas pela anarquia

–> Reprodução do texto do panfleto

G20 Cúpula do Fim do Mundo

Temos vivenciado cotidianamente ao redor do mundo o aprofundamento da emergência climática com queimadas, enchentes, recordes de calor e chuvas, o endurecimento do genocídio do povo preto e pobre por parte das polícias (dark MC em São Paulo, Mestre Barriga na Bahia, Odair em Portugal, – só para citar alguns que foram contabilizados este mês -) enquanto os ricos se negam em um cinismo mórbido a descer das costas dos trabalhadores e da natureza. Inúmeros encontros do G20, G8 e tudo o que eles nos deixam são melhores planos para gerenciar a crise do capitalismo e uma forma mais eficiente da exploração sobre tudo o que é vivo. Suas falsas bandeiras de participação social ou a sua mentirosa preocupação ambiental com seu desenvolvimento sustentável já são falácias antigas sabemos bem.

O capitalismo é o ator principal da devastação climática que vemos no mundo e da profunda desigualdade e segregação social/racial que vemos nas cidades e em especial no Rio de Janeiro, atual sede do G20. Também é o capitalismo a principal ferramenta pela qual os donos do mundo enforcam nossas possibilidades e perspectivas de vida em proveito de seus poderes megalomaníacos.

O G20 é o encontro dos inimigos do povo e da natureza para decidir melhores maneiras de nos explorar, não traz nada que poderá nos ajudar!

Pela abolição do estado e do capitalismo!

Apenas soluções horizontais, sem hierarquias, construídas em apoio mútuo em nossas comunidades podem fazer a diferença em nossas vidas! Nada virá dos exploradores e destruidores do mundo!

Se organize com quem está perto de você! Aqui e agora!

Anarquistas pela anarquia

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/02/02/rio-de-janeiro-rj-combater-o-g20-uma-necessidade-da-luta-contra-a-dominacao/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/09/24/enquanto-brasileiros-respiram-fumaca-das-queimadas-petroleiras-realizam-evento-global-no-rio/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/06/07/belo-horizonte-mg-o-capital-mata-destrua-o-g20/

agência de notícias anarquistas-ana

em rincões e esquinas
frios cadáveres:
flores de ameixeira

Buson

Leave a Reply