[Rio de Janeiro-RJ] Combater o G20 | Uma necessidade da luta contra a dominação

Atividade na Aldeia Maracanã.

Sábado 3 de fevereiro de 2024, 16 horas.

Em dezembro de 2024 o Brasil sediará a reunião dos 20 países com maior economia do mundo, o G20, e cada uma das decisões que emerjam desse encontro afetarão nossas vidas, a vida da Terra e das linhas de ação dos Estados.

Como anarquistas temos nos caracterizado ao longo dos tempos e circunstâncias por lutar contra todo tipo de opressões e contra aqueles que querem dominar.

Desde que surgiram esses encontros, alianças dos poderosos chamados G8 ou G20, nós Anarquistas estivemos na iniciativa e na linha de frente das lutas contra esses pactos que servem somente para salvar o sistema. Assim foi desde as lutas contra o G8 em Seattle em 1999, contra o G20 em Génova em 2001 até o Wellcome to Hell dado ao G20 em Hamburgo em 2017.

Nesse ano, o Brasil sediará o G20 para se apresentar como potência para o mundo, tentando esquecer das inequidades internas e de que o capitalismo é insustentável, e ainda introduzindo o G20 Social que propõe uma “participação” que no fundo, nada decide.

É urgente transcender esses engenhosos truques do sistema para combate-lo efetivamente.

Cientes de que as palavras não mudam o mundo nem acabam com as opressões, nessa troca de ideias esperamos sobretudo construir horizontes, formas e estratégias de luta contra o G20. Porque não podemos ficar na indiferença.

Viva a Anarquia.

agência de notícias anarquistas-ana

Um aguaceiro —
Os pardais da aldeia
Se agarram ao capim.

Buson