21/10/2024
As graves crises econômicas com que se iniciou este século XXI, que redundaram em um crescente questionamento das estruturas de poder estatais e econômicas, foram reavaliados e atualizados por alguns dos movimentos sociais e políticos que lutam pela igualdade entre os cidadãos. Um de tais movimentos é o anarquismo. A crítica anarquista do capitalismo e da propriedade privada, como expôs Emma Goldman, segue sendo relevante em um momento de extremo consumismo e precariedade laboral. Carlos Javier González Serrano reflete com Simón Royo Hernández, doutor em Filosofia e escritor, em resposta à pergunta: Que formas de vida fundadas nos princípios anarquistas poderiam ser viáveis hoje para enfrentar os desafios que temos pela frente?
>> Para ouvir o podcast, clique aqui:
https://www.rtve.es/play/audios/a-la-luz-del-pensar/anarquia-recuperacion-nuestro-tiempo/
agência de notícias anarquistas-ana
Mata devastada
Vence a luta pela vida
Cachos do Ipê roxo
Kiyomi
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…