Por Internationalist Commune | 18 de dezembro de 2024
A Revolução de Rojava é também uma Revolução cultural. Se uma sociedade perde a sua cultura, perde a sua identidade. A cultura exprime os valores, a história e a linguagem da sociedade. Para manter a sociedade viva, ela precisa representar e expressar a sua própria cultura, e é por isso que um dos ataques mais profundos do sistema é o ataque à cultura.
A Revolução de Rojava abriu caminho para um renascimento cultural do povo. Desde o início da Revolução, floresceram milhares de canções, poemas e desenhos que exprimem os desejos e as esperanças do povo. As expressões e os desenvolvimentos culturais em Rojava tornaram-se uma inspiração para todo o Oriente Médio e não só.
Preservar e divulgar a cultura dos povos que resistem é um dever e uma responsabilidade de todos os artistas do mundo. Em todas as revoluções e resistências, a arte sempre desempenhou um papel decisivo. Na resistência contra os ataques da Turquia que visam liquidar a Revolução de Rojava, este papel é uma tarefa de todos nós. Temos de criar cultura e arte e transformá-las na voz e nas cores da resistência.
Por isso, fazemos um chamado à todos os artistas para que criem arte revolucionária, como grafites, pinturas, música, cartazes ilustrados, esculturas, etc.
Envie o seu trabalho artístico para: internationalistcommune@riseup.net
agência de notícias anarquistas-ana
Bailando ao vento
margaridas nos contemplam
e se tornam haicais.
Franciela Silva
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata