
Hoje, o presidente Joe Biden outorgou clemência executiva a Leonard Peltier e comutou o resto de sua sentença. A decisão do presidente é o resultado de décadas de organização de base no território indígena e da revelação de quantidades cada vez maiores de evidência de má conduta dos promotores e violações constitucionais durante o processo do caso de Peltier.
“Finalmente acabou, vou para casa”, disse Leonard Peltier. “Quero demonstrar ao mundo que sou uma boa pessoa e de bom coração. Quero ajudar as pessoas, tal como me ensinou minha avó”.
“A liberdade de Leonard Peltier hoje é o resultado de 50 anos de resistência, organização e defesa intergeracional”, disse Nick Tilsen, fundador e diretor executivo do NDN Collective. “A liberação de Leonard Peltier é nossa liberação: o honraremos trazendo-o de regresso a sua terra natal para que viva o resto de seus dias rodeado de seus seres queridos, sarando e reconectando-se com sua terra e sua cultura”.
“Que a liberdade de Leonard seja uma lembrança de que todo o chamado Estados Unidos está construído sobre as terras roubadas aos povos indígenas, e que os povos indígenas resistiram com êxito a todas as tentativas de oprimi-los, silencia-los e coloniza-los”. continuou Tilsen.
“A vitória de liberar a Leonard Peltier é um símbolo de nossa força coletiva e nossa resistência nunca se deterá. Todos os que estamos aqui hoje nos apoiamos em três gerações de ativistas que lutaram pela justiça para Leonard Peltier. Hoje é uma vitoria monumental: o dia em que Leonard Peltier finalmente volta para casa”, acrescenta Tilsen.
19 de janeiro de 2025
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
O amanhecer,
Só cinco folhas douradas
No topo da Árvore
Rodrigo Vieira Ribeiro
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!