Hoje, o presidente Joe Biden outorgou clemência executiva a Leonard Peltier e comutou o resto de sua sentença. A decisão do presidente é o resultado de décadas de organização de base no território indígena e da revelação de quantidades cada vez maiores de evidência de má conduta dos promotores e violações constitucionais durante o processo do caso de Peltier.
“Finalmente acabou, vou para casa”, disse Leonard Peltier. “Quero demonstrar ao mundo que sou uma boa pessoa e de bom coração. Quero ajudar as pessoas, tal como me ensinou minha avó”.
“A liberdade de Leonard Peltier hoje é o resultado de 50 anos de resistência, organização e defesa intergeracional”, disse Nick Tilsen, fundador e diretor executivo do NDN Collective. “A liberação de Leonard Peltier é nossa liberação: o honraremos trazendo-o de regresso a sua terra natal para que viva o resto de seus dias rodeado de seus seres queridos, sarando e reconectando-se com sua terra e sua cultura”.
“Que a liberdade de Leonard seja uma lembrança de que todo o chamado Estados Unidos está construído sobre as terras roubadas aos povos indígenas, e que os povos indígenas resistiram com êxito a todas as tentativas de oprimi-los, silencia-los e coloniza-los”. continuou Tilsen.
“A vitória de liberar a Leonard Peltier é um símbolo de nossa força coletiva e nossa resistência nunca se deterá. Todos os que estamos aqui hoje nos apoiamos em três gerações de ativistas que lutaram pela justiça para Leonard Peltier. Hoje é uma vitoria monumental: o dia em que Leonard Peltier finalmente volta para casa”, acrescenta Tilsen.
19 de janeiro de 2025
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
O amanhecer,
Só cinco folhas douradas
No topo da Árvore
Rodrigo Vieira Ribeiro
Olá Fernando Vaz, tudo bem com você? Aqui é o Marcolino Jeremias, um dos organizadores da Biblioteca Carlo Aldegheri, no…
Boa tarde, meu nome é Fernando Vaz, moro na cidade de Praia Grande. Há mais de 4 anos descobri que…
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!