Maja T. recebe oferta de 14 anos em acordo judicial por ataques no ‘Dia de Honra’ neonazista
~ Juju Alerta ~
Sete dos antifascistas que estavam foragidos desde os eventos do ‘Dia de Honra’ em Budapeste se entregaram às autoridades alemãs, informou o ABC Dresden [Cruz Negra Anarquista] em 20 de janeiro. Os ativistas, cujas identidades não foram reveladas, são acusados de lesão corporal grave e participação em uma organização criminosa após ataques a neonazistas alemães, poloneses e húngaros durante o encontro da extrema direita em fevereiro de 2023.
Entende-se que vários deles também são acusados de tentativa de homicídio. Gino, outro antifascista procurado no caso, foi recentemente preso na França e está lutando contra sua extradição para a Hungria.
Enquanto isso, apoiadores relataram que Maja T., uma ativista não-binária também acusada no caso, está sendo pressionada a aceitar 14 anos de prisão em troca de uma confissão. Extraditada para a Hungria em uma operação descrita pelos apoiadores como de ‘noite e neblina’, Maja pode enfrentar até 20 anos de prisão se o caso for levado a julgamento.
O Escritório Federal do Procurador Geral da Alemanha e o serviço de segurança interna têm cooperado com as autoridades húngaras na busca de dois anos pelos ativistas. Familiares e amigos deles também foram alvos de vigilância intensa, incluindo mais de vinte buscas domiciliares. Durante a investigação, a agitação generalizada de neonazistas húngaros e alemães ganhou destaque na imprensa. Assim como no caso Antifa-Ost, “cenários absurdos de ameaça de uma nova RAF e de terrorismo de esquerda foram propagados”, afirmou a ABC de Dresden.
“A vontade potencial de nos extraditar é uma expressão de uma caça transnacional a antifascistas”, disseram os sete em um comunicado. Eles descreveram a acusação de tentativa de homicídio levantada contra alguns deles como “uma escalada politicamente motivada” que serve “para dissuadir e legitimar as ações contra a prática antifascista. É óbvio que o movimento antifascista atual não tem como objetivo matar nazistas”.
Fonte: https://freedomnews.org.uk/2025/01/27/seven-anti-fascists-wanted-by-hungary-turn-themselves-in/
Tradução > Contrafatual
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
luar na relva
vento insone
tira o sono das flores
Alonso Alvarez
Olá Fernando Vaz, tudo bem com você? Aqui é o Marcolino Jeremias, um dos organizadores da Biblioteca Carlo Aldegheri, no…
Boa tarde, meu nome é Fernando Vaz, moro na cidade de Praia Grande. Há mais de 4 anos descobri que…
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!