Chamado para apoiar o coletivo tecnológico anarquista de longa data, Riseup.Net.
Riseup é uma pequena organização anarquista, anticapitalista, administrada por voluntários e voltada para movimentos sociais, que oferece serviços de e-mail seguro, listas de e-mail, VPN, chat e outros serviços online para apoiar ativistas engajados em diversas causas de justiça social. O Riseup.net foi lançado em Seattle em 1999 com equipamentos emprestados por ativistas, que ficaram conhecidos como “Riseup Birds”. O projeto cresceu rapidamente e, vinte e cinco anos depois, ainda fornece infraestrutura digital antissurveillance vital.
O Coletivo Riseup afirma que são “um corpo autônomo baseado em Seattle, com membros coletivos em todo o mundo. Nosso objetivo é contribuir para a criação de uma sociedade livre, um mundo sem carências e com liberdade de expressão, um mundo sem opressão ou hierarquia, onde o poder seja compartilhado igualmente. Fazemos isso fornecendo recursos de comunicação e informática para aliados engajados em lutas contra o capitalismo e outras formas de opressão.”
Um dos Riseup Birds, Snow Owl (Bubo scandiacus), explica que “ajudou a fundar o Riseup quando vivia em Seattle porque ficou chocado ao ver ativistas que foram protestar contra a OMC usando contas do Hotmail e Yahoo.”
Como parte de um esforço autônomo para apoiar e celebrar os 25 anos de comunicações autônomas do Riseup, um projeto chamado #montreal4riseup apresenta 20 músicas, lançadas (ou não) entre 2020 e 2024, que abrangem uma ampla variedade de gêneros. Eles afirmam que é importante apoiar o Riseup e que, “com o tempo, com a popularidade do Signal e a criação de grandes empresas supostamente seguras, como o Proton Mail, alguns ativistas abandonaram serviços de comunicação autônomos confiáveis. É importante destacar essas alternativas.”
Em uma entrevista publicada em 2013, um membro anônimo do Riseup, discutindo privacidade e vigilância, disse à Vice: “Não podemos confiar em provedores corporativos para a confidencialidade de comunicações sensíveis. Não apenas seus interesses comerciais entram em conflito com o que fazemos, mas o monitoramento e o mapeamento de associações dão a eles (e, por extensão, ao Estado) a capacidade de construir um mapa detalhado de como nossos movimentos sociais são organizados. Isso fornece a eles informações precisas sobre quais ligações devem ser interrompidas para desestabilizar movimentos sociais maiores.”
Por que apoiar o Riseup?
Com o tempo, com a popularidade do Signal e a criação de grandes empresas supostamente seguras, como o Proton Mail, alguns ativistas abandonaram serviços de comunicação autônomos confiáveis. É importante destacar essas alternativas.
A crença popular é que esses serviços autônomos, especialmente e-mail, devem ser usados apenas para atividades consideradas ilegais pelo Estado. No entanto, usar comunicações seguras é sempre um bom hábito a ser adotado. Para se proteger da vigilância digital, é melhor limitar o uso de ferramentas digitais. É importante lembrar que alguns coletivos que oferecem comunicações seguras e autônomas já provaram sua confiabilidade. O Riseup é um exemplo, mas há vários outros, incluindo Disroot, Systemli, Immerda, Autistici/Inventati e Espora — você pode visitar https://riseup.net/radical-servers para uma lista mais completa.
Devemos apoiar essas iniciativas para que elas possam continuar, e esse é o objetivo da compilação #montreal4riseup. Encorajamos você a apoiar o Riseup para que o coletivo possa continuar sua missão.
Hora de passar o chapéu! Você pode contribuir?
Manter os serviços do Riseup exige muito trabalho e recursos financeiros, então, se você estiver em condições de fazer uma doação, mesmo que pequena, isso seria de grande ajuda. O Riseup oferece todos os seus serviços de comunicação gratuitamente, mas precisa da nossa ajuda para que isso seja possível. Se puder, reserve um momento para fazer uma contribuição financeira para o trabalho do Riseup, que busca tornar outro mundo possível.
Apoie o Riseup com esta Compilação Musical de Montreal
Por décadas, houve uma vibrante tradição anarquista em Tiohtià:ke/Mooniyang (Montreal). Anarquistas, muitas vezes em contato uns com os outros, rapidamente adotaram os diversos serviços do Riseup após sua criação. Alguns dos “pássaros” (membros do Riseup) estiveram presentes e/ou ativos em Montreal. É natural, então, que uma compilação celebrando um projeto que apoiou tantas iniciativas autônomas, decoloniais e antiautoritárias ao longo dos anos tenha surgido em Tiohtià:ke/Mooniyang.
Para mais informações, acesse: music.riseup.net e mtl4riseup.bandcamp.com.
Fonte: https://itsgoingdown.org/riseup-turns-25/
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
Cercada de verde
ilha na hera do muro:
uma orquídea branca.
Anibal Beça
esperemos que si, asi se difunde más, salud
A FACA agradece a ressonância que nossas palavras tem encontrado na ANA: ideias e projetos autônomos, horizontais, autogeridos e anticapitalistas…
parabens
Parabéns pela análise e coerência.
Olá Fernando Vaz, tudo bem com você? Aqui é o Marcolino Jeremias, um dos organizadores da Biblioteca Carlo Aldegheri, no…